no , ,

Bolsonaro corre o risco de ficar “INELEGÍVEL”

PL prevê possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível

Bolsonaro corre o risco de ficar "INELEGÍVEL"
Bolsonaro corre o risco de ficar "INELEGÍVEL"

“O ex-presidente Jair Bolsonaro tem de ser preso e ficar inelegível por crimes cometidos durante seu mandato”. Assim, declarou o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas.

O grupo, que emplacou cinco ministros no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prepara uma ofensiva jurídica para processar Bolsonaro.

Não se trata de perseguição ou revanchismo. No entanto, temos de concentrar todos os esforços na tentativa de reconstruir e reconciliar o país. Mas não podemos em hipótese nenhuma passar a mensagem de que vamos ter um comportamento condescendente em relação a governantes que cometeram crimes.

Portanto, ele tem de ser responsabilizado pelos crimes que cometeu, por justiça e reparação. É um efeito pedagógico.

Assim, citaram personagens do Grupo Prerrogativas.

Se a Justiça brasileira agir da forma como a Constituição determina, Bolsonaro pode e deve ser preso e também pode e deve se tornar inelegível.

Por fim, ele se envolveu em uma série de escândalos, abusou do poder econômico, do poder político e do poder religioso para tentar vencer as últimas eleições.

PL prevê possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, avalia que o cerco está se fechando sobre o político e há risco real de que Bolsonaro seja declarado inelegível.

Na avaliação de líderes e dirigentes do partido, Bolsonaro insistiu em uma estratégia que acabou gerando provas contra si mesmo. Apesar de todos os alertas feitos por aliados próximos.

Na avaliação do PL, Bolsonaro não deve escapar de uma condenação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ter atentado contra o sistema democrático. Consequentemente, o tornaria ex-presidente inelegível.

Ao mesmo tempo, o partido considera improvável o cenário em que Bolsonaro venha a ser preso pelas condutas de incentivo aos atentados.

A avaliação é de que uma prisão daria ao ex-presidente uma imagem de vítima, acirrando ainda mais os ânimos entre bolsonaristas radicais.

Os aliados de Bolsonaro avaliam que a revelação de uma minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres complica ainda mais a vida do ex-presidente.

Mesmo que Bolsonaro venha a negar ter conhecimento do documento, o que será sua estratégia de defesa, o fato é que a minuta acaba corroborando todo o discurso de tom golpista do ex-presidente durante o ano da eleição.

“Ele produziu provas contra ele. Primeiro, no discurso. Agora, essa minuta é uma prova concreta”.

Pronunciou um dos dirigentes do PL

Líderes do PL avaliam que Bolsonaro está:

  • cada vez mais isolado
  • mantém apoio político basicamente dentro do partido
  • e até dentro da sigla, já começa a ser alvo de questionamentos

Cada vez mais, o ex-presidente se encontra encurralado. Num círculo fechado que apera cada dia mais.

ENTENDA COMO FUNCIONA O AUXÍLIO-CRECHE

FGTS: pare de andar de ônibus!

Saldo FGTS: sonho da casa própria pode se tornar realidade!

Lula quer definir sobre salário mínimo! VEJA!

Lula quer definir sobre salário mínimo! VEJA!