no , ,

Bolsonaro rebate Lula: “Farsa da esquerda”!

Bolsonaro desmente Lula e diz que tudo não passa de farsa da esquerda

Bolsonaro rebate Lula: "Farsa da esquerda"!
Bolsonaro rebate Lula: "Farsa da esquerda"!

Em visita à população Yanomami em Roraima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro por priorizar as motociatas e ter “abandonado” os Yanomamis.

É desumano o que eu vi aqui. Sinceramente, se o presidente que deixou a Presidência esses dias em vez de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse tão abandonado como está.

O presidente prometeu “levar muito a sério” o combate ao garimpo ilegal, que prejudica a vida dos Yanomamis na região.

“Nós vamos levar muito a sério essa história de acabar com garimpo ilegal. E mesmo que seja uma terra que tenha autorização da agência para fazer pesquisa, eles podem fazer pesquisa sem destruir a água, sem destruir a floresta, sem colocar em risco a vida das pessoas que dependem da água para sobreviver”.

Por fim, cerca de 570 crianças Yanomamis morreram por contaminação por mercúrio, desnutrição e fome. ” Isso, devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região”, segundo a pasta dos Povos Indígenas.

Em conjunto com a Saúde, a pasta “irá decretar crise sanitária e humanitária, enquanto o Governo Federal decretará o estado de calamidade pública”.

Na última quarta-feira (18/01), o Ministério da Saúde enviou uma equipe para Roraima para elaborar um diagnóstico sobre a população da área.

Bolsonaro desmente Lula e diz que tudo não passa de farsa da esquerda

Contudo, o ex-presidente Jair Bolsonaro respondeu, neste domingo (22/01), em seu canal no Telegram, as falas ditas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último sábado (21/01).

Sobre o suposto descaso com os indígenas durante o seu governo.

Bolsonaro disse que as críticas são “farsa da esquerda”, além de citar as medidas feitas para a população indígena.

“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade: os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal.

De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS”,

Tal mensagem, que foi replicada de uma publicação do Ministério da Saúde em dezembro de 2022, durante o seu governo do ex presidente Bolsonaro.

Em coletiva, o presidente Lula criticou a gestão de Bolsonaro com os povos indígenas:

“Se ao invés de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui, quem sabe esse povo não tivesse abandonado como está”.

Bolsa Família reduzido? Descubra a VERDADE

Bolsa Família reduzido? Descubra a VERDADE

Damares e Bolsonaro falam sobre Yanomamis

Damares e Bolsonaro falam sobre Yanomamis