no , ,

Damares e Bolsonaro falam sobre Yanomamis

Damares falou sobre situação de Índios Yanomamis

Damares e Bolsonaro falam sobre Yanomamis
Damares e Bolsonaro falam sobre Yanomamis

Os Yanomamis vivem na região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, especificamente na região amazônica. Eles habitam principalmente as florestas e montanhas dessa região, e muitos deles vivem em aldeias compulsórias.

Sua área de distribuição geográfica temo nome “terra Yanomami” e é composta por uma área de cerca de 141.000 km².

Eles são conhecidos por sua cultura tradicional e sua resistência à influência externa. Os Yanomamis têm um sistema social complexo e uma crença religiosa baseada em espíritos e xamãs.

Eles também bem orientados na agricultura de roçado e caça-coleta. Conhecidos, sobretudo, pelo seu envolvimento em conflitos com os colonos e madeireiros que invadiram suas terras.

Damares falou sobre situação de Índios Yanomamis

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse, neste domingo (22/01), que “não houve omissão” do governo de Jair Bolsonaro ante as necessidades do povo Yanomami.

Os indígenas, que vivem em Roraima (RR), vivem problemas humanitários em virtude de enfermidades como desnutrição, malária e infecções respiratórias. Essas, potencializadas pelo garimpo ilegal.

Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 570 crianças morreram por causa da crise.

No Twitter, Damares listou ações que aconteceram mediante governo Bolsonaro para amparar os povos indígenas.

Agora, senadora eleita pelo Republicanos do Distrito Federal, a ex-ministra disse que a antiga pasta dos Direitos Humanos foi a Roraima por diversas vezes verificar as condições de vida dos Yanomamis.

“O ministério, num grande esforço, e com o apoio de outros órgãos, entregou o Plano Nacional de Enfrentamento a Violência Contra Crianças, inclusive reconhecendo a desnutrição como uma das mais terríveis violências contra elas, propondo ações.

Executou-se o plano priorizando três áreas indígenas e uma delas é a área Yanomami. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) trabalharam muito no governo Bolsonaro, não houve omissão”

Assim, declarou no Twitter, a ex ministra Damares.

Bolsonaro também se pronunciou perante as acusações do atual presidente

“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, realizaram-se 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena”

Assim, escreveu o ex presidente Bolsonaro sobre atual situação dos Yanomamis

Bolsonaro rebate Lula: "Farsa da esquerda"!

Bolsonaro rebate Lula: “Farsa da esquerda”!

ABSURDO: reajuste de valor no INSS do MEI

ABSURDO: reajuste de valor no INSS do MEI