no , ,

Ex presidente do IBGE critica Censo Demográfico

Para que serve o Censo Demográfico

Ex presidente do IBGE critica Censo Demográfico
Ex presidente do IBGE critica Censo Demográfico

O Censo Demográfico é uma operação realizada por um governo com o objetivo de coletar informações sobre a população de um país ou região.

Por fim, essas informações incluem dados como número de habitantes, composição da população por idade, sexo, raça, renda, educação, entre outros.

O Censo Demográfico é geralmente realizado a cada 10 anos. Usa-se para planejar políticas públicas, alocar recursos e avaliar o desenvolvimento socioeconômico de uma região.

Para que serve o Censo Demográfico

O Censo Demográfico serve para coletar informações dos domicílios, moradores e expansão territorial. Usam-se as informações para diversas aletas, incluindo:

  • Planejamento governamental: o censo permite que os governos planejem políticas públicas e aloquem recursos de maneira mais eficiente, levando em conta as necessidades e características da população.
  • Desenvolvimento socioeconômico: usam-se as informações transmitidas pelo censo para avaliar o desenvolvimento socioeconômico de uma região e identificar áreas que precisam de atenção.
  • Estudos acadêmicos e pesquisas: Os acadêmicos e pesquisadores usam as pesquisas do censo para estudar questões relacionadas à população, como migração, educação, saúde, entre outras.
  • Representação política: Usa-se o censo para determinar a distribuição de assentos nos parlamentos, câmaras municipais, estaduais, distritais e outras instituições políticas
  • Marketing: as informações coletadas pelo censo são usadas por empresas para identificar oportunidades de negócios e direcionar suas estratégias de marketing.

Ex presidente do IBGE critica veementemente o Censo Demográfico 2022

O ex-presidente do IBGE, Roberto Olinto, defende que haja uma investigação para responsabilizar eventuais culpados pelas falhas na realização do Censo.

“Quando você faz um Censo e decide que não vai fazer propaganda, para a população colaborar, isso vai contra uma regra. Isso foi doloso, não foi doloso?”

Assim, entre os erros vistos por Olinto, está o fato da coleta dos dados levar mais tempo do que o necessário. Além disso, ele também ressaltou a falta de recenseadores preparados.

“O Censo tinha duração de dois meses (a coleta começou em 1º de agosto de 2022), e nós estamos no meio de janeiro e não terminou.

Tem só metade dos recenseadores. O IBGE pedindo para a prefeitura do Rio de Janeiro botar agente municipal  de saúde para coletar o Censo. O cara não treinou, ele não sabe o que está fazendo. Tragédia absoluta.”

Ademais, o ex-presidente do IBGE questionou a falta de divulgação do Censo, lembrando que em 2010, a publicidade foi massiva.

“No Censo de 2010, você tinha recenseador na novela das 9. Você colocava faixa em campo de futebol. Isso é o bê-á-bá de um Censo.

Se não esclarecer a população, não consegue resposta. Por que não fizeram isso? Por que não teve publicidade? Por que atrasou operacionalmente seis meses a coleta? Foi tudo desorganizado. Tem indícios de que houve decisões da direção erradas e que talvez mereçam uma investigação”.

Assim, completou Roberto Olinto.

Banco Central continua autônomo apesar de Lula.

Banco Central continua autônomo apesar de Lula.

Você sabe o que é "BPC LOAS"

Você sabe o que é “BPC LOAS”