no ,

Golpe no Whatsapp: Mensagens falsas do Banco Central

Novo golpe no whatsapp: Vários usuários do aplicativo estão recebendo uma mensagem divulgando possíveis valores para receber do Banco Central.

Golpe no Whatsapp: Mensagens falsas do Banco central
Golpe no Whatsapp: Mensagens falsas do Banco central

Recentemente, apareceram novas tentativas de Golpe no WhatsApp. São diversas mensagens falsas que circulam na rede social sobre supostos valores do Banco Central. No entanto, o sistema de consulta do Banco Central está temporariamente suspenso e o link mencionado na mensagem é fraudulento.

O que diz o conteúdo da mensagem?

O conteúdo menciona que existe a possibilidade de você ter valores a receber, e que você deve fazer uma consulta naquele momento e descobrir se você tem algum dinheiro disponível para saque via PIX. Eles ainda explicitam que alguns dos motivos pelos quais você pode ter valores incluem:

  1. Herança;
  2. Benefícios esquecidos;
  3. Direitos esquecidos;
  4. Dinheiro esquecido em alguma conta bancária.

Além disso, eles complementam que só consulta já está disponível para todos até janeiro de 2023.

A mensagem menciona um site que se apresenta como sendo do Banco Central, mas na verdade é uma fraude. O site solicita que os usuários informem seus nomes completos e CPFs, e afirma que é possível validar essas informações e anunciar um valor a ser resgatado. Para isso, o site incentiva as pessoas a compartilhar o conteúdo em grupos do WhatsApp. No entanto, o site é falso e não deve ser confiado.

Se você receber essa mensagem, ignore-a e não compartilhe o conteúdo com outras pessoas.

Confira o que mostra o site do Golpe no Whatsapp

Em primeiro lugar, mostra-se um site falso que reproduz o do Banco Central – o qual não está disponível no momento. Depois, solicita-se o nome e o CPF do usuário, mas é possível prosseguir com qualquer informação. Após isso, o usuário é direcionado para uma página que, de forma enganosa, diz que realizou uma busca no sistema, e que foram encontrados valores a receber.

Em seguida, mais uma tentativa de golpe acontece, só que dessa vez pedindo para inserir os dados da sua chave pix. Por fim, mais um direcionamento acontece e na tentativa de fazer mais vítimas, o site pede para você compartilhar o link do golpe no whatsapp para mais contatos e grupos.

O Banco Central esclarece que não entra em contato com as pessoas por meio de links ou mensagens para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. A instituição alerta para não clicar em links suspeitos, como esses do golpe no whatsapp, ou outros que possam ser enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem, especialmente se esses links oferecerem acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR).

Leia também e se atente: Como evitar golpe do pix? Dicas essenciais

Vai começar o combate à ilegalidade do Bolsa Família

Regina Sousa vai impedir ilegalidade no Bolsa Família

As 9 séries que chegarão ao seu fim

Séries finalizadas: 9 séries da Netflix que serão finalizadas