A greve dos aeronautas, que tem como participantes pilotos de avião e comissários de bordo foi paralisada neste sábado 24/12/2022. Assim sendo a suspensão irá vigorar até domingo, 25 com o intuito de que o sindicato da categoria vote uma nova proposta feita pelas empresas de aviação.
O anúncio da suspensão no final da suspensão no final de semana do Natal foi feito na última sexta-feira, 23. Isso foi logo após a chegada da nova proposta, que prevê reajuste de 6,97% nos salários fixos e variáveis. Tal reajuste irá recair também nas diárias nacionais (R$ 94,96), e vale alimentação (R$ 495,50).
Greve dos aeronautas, uma luta da categoria
Nesse contexto, A categoria pede a recomposição salarial, alegando ter tido perda de 10% nos últimos anos, e ao menos aumento real de 5%, acima da inflação. Ou seja, eles não se sentem justiçados.
A proposta dos patrões prevê também a definição do horário de início das folgas e indenização por descumprimento por parte das empresas.
Assim sendo, para os aeronautas, a questão social, relacionada à transparência e ao regramento das folgas e escalas é um dos principais pontos da greve.
Dessa forma, com a suspensão da greve neste dois dias é esperado que o tráfego aéreo opere com normalidade, sem atrasos e cancelamentos durante o período.
Um pouco sobre a greve
Assim, a greve dos aeronautas realizou-se por 5 dias, sempre das 6 às 8 horas da manhã, em nove terminais aéreos de seis cidades:
- São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos);
- Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont);
- Porto Alegre;
- Brasília;
- Confins;
- Fortaleza.
De fato, as paralisações geraram diversos cancelamentos e atrasos de voos durante toda a semana. Porque tais medidas geraram um efeito cascata que provocam nas agendas de voos de todo o dia. A categoria cumpre as obrigações judiciais do Tribunal Superior do Trabalho de paralisação de apenas 10% do contingente.
Em caso de novos atrasos e cancelamentos de voos, mesmo com a suspensão da greve, o Procon afirma que as companhias aéreas devem prestar assistência aos passageiros.
Tudo isso para minimizar os prejuízos. No entanto, a instituição de defesa do consumidor recomenda que os clientes entrem em contato com as empresas aérea para verificar a situação do voo. Além disso, o Procon ainda diz que é possível guardar os comprovantes de gastos e pedir reembolso.
Também segundo o Procon, em caso de cancelamentos, o passageiro possui direitos:
- Aviso prévio nos canais de comunicação;
- Prioridade no próximo embarque com mesmo destino;
- Direcionamento para outra companhia sem custos adicionais;
- Hospedagem em hotel por conta da empresa;
- Ressarcimento do valor da passagem.