no , ,

Lula exonera 43 Militares

Lula Exonera 43 Militares que cuidavam do Palácio do Alvorada

Lula exonera 43 Militares que policiavam o "Alvorada"
Lula exonera 43 Militares que policiavam o "Alvorada"

A cidade de Brasília alvejada de atos antidemocráticos, no domingo (8/01). Após invasão da Praça dos Três Poderes, do Palácio da Alvorada, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal(STF).

Bolsonaristas pedem intervenção militar, recontagem dos votos da última eleição geral e o fim da “ditadura do STF”.

O grupo de invasores marchou pelas ruas brasilienses até avançar sobre bloqueio da Polícia Militar e a forçar a entrada nos edifícios.

Congresso Nacional foi o primeiro alvo, com os vândalos invadindo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, causando destruição e degradação nos plenários e corredores.

O Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal foram os alvos seguintes. Após a ocupação do teto do Congresso Nacional, que facilita a chegada nos demais edifícios.

Contudo, a Polícia tentou evitar o ataque com o uso de gás lacrimogêneo, entretanto, não houve efeito na multidão.

Entre outras medidas, a Polícia Federal vai analisar listas de hóspedes em hotéis e pousadas de Brasília. Buscar imagens de câmeras de segurança e dados de geolocalização dos golpistas. Além de mapear os donos, passageiros e financiadores dos ônibus que trouxeram os apoiadores de Jair Bolsonaro a Brasília.

Lula Exonera 43 Militares que cuidavam do Palácio do Alvorada

Os atos de exoneração foram publicados no Diário Oficial desta terça-feira, 17/01. Todavia, A mais alta patente dispensada da função foi o coronel da PM do DF Marcelo de Oliveira Ramos.

A lista tem ainda militares da Marinha, Exército e Aeronáutica também.

Ademais, Lula, admitiu que perdeu a confiança em parte dos militares. Por conta disso, continuava sem ajudante de ordem, função tradicionalmente ocupada por oficiais de uma das três Forças.

O presidente dissera, durante um café da manhã com jornalistas, que entregaria o cargo aos seguranças que a princípio já trabalham com ele desde 2010. Sobretudo, entre eles militares aposentados, como o capitão Valmir Moraes.

Durante a campanha eleitoral, o presidente teve sua proteção pessoal realizada por agentes e delegados da Polícia Federal. Depois que foi eleito, preferiu manter a PF executando a função.

Tradicionalmente, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional ) cuida da segurança do presidente e vice-presidente da República e seus familiares.

No café da manhã com jornalistas na semana passada, Lula mandou recados às Forças Armadas.

Declarou que elas não têm o “poder moderador que pensam que têm”. Esse poder que não está previsto na Constituição foi defendido publicamente por seguidores e auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro.

COMO É FEITO O CADATRO DO AUXÍLIO-GÁS?

IPTU "aumenta 30%" na capital de Rondônia

IPTU “aumenta 30%” na capital de Rondônia

Como fazer a simulação da aposentadoria

Descubra quanto tempo falta para você aposentar