no , ,

“Lula fala visita Índios Yanomamis”

Lula disse que Bolsonaro preferia Motociata

"Lula fala visita Índios Yanomamis"
"Lula fala visita Índios Yanomamis"

Os Yanomamis são uma tribo indígena que vive na região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela. A tribo indígena é rigorosa por conta da sua cultura tradicional e conhecidos por sua resistência à influência externa.Recentemente o presidente Lula visitou os índios Yanomamis.

Os Yanomamis têm um sistema social complexo e uma crença religiosa baseada em espíritos e xamãs.Conhece-se os índios por sua agricultura de roçado e caça-coleta e pelo seu envolvimento em conflitos com os colonos e madeireiros que invadiram suas terras.

Onde vivem os Yanomamis

Os Yanomamis vivem, especificamente na região amazônica. Habitam principalmente nas florestas e montanhas dessa região, e muitos deles vivem em aldeias compulsórias.

Sua área de distribuição geográfica tem o nome de “terra Yanomami” e é composta por uma área de cerca de 141.000 km².

Qual é a população Yanomami

Difícil determinar a população Yanomami com precisão devido a sua localização remota e sua vida tradicional.

No entanto, estimativas recentes sugerem que a população Yanomami no Brasil é de cerca de 25.000 pessoas.

Enquanto a população Yanomami na Venezuela é de cerca de 23.000 pessoas. O número total de Yanomamis em ambos os países são cerca de 48.000 pessoas.

Lula disse que Bolsonaro preferia Motociata

Em visita à Casa de Saúde da população Yanomami, em Roraima. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou Jair Bolsonaro por priorizar suas motociatas e ter “abandonado” os Yanomamis.

A visita do presidente ocorreu após o Ministério da Saúde declarar emergência de saúde pública para a crise de desnutrição e fome no território Yanomami.

“É desumano o que eu vi aqui. Sinceramente, se o presidente que deixou a Presidência esses dias em vez de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse tão abandonado como está”.

Assim, disse o presidente Lula. Ao ver a situação de abandono da população indígena, cercada por garimpeiros ilegais em seu território.

Em quatro dias de operação do Ministério da Saúde na região, resgataram ao menos oito crianças Yanomami em estado grave, com quadros severos de desnutrição e malária.

O Ministério da Saúde estima que, ao longo dos quatro anos de governo Bolsonaro, ao menos 570 crianças Yanomami morreram de fome, doenças preveníveis ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal.

E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome. Por fim, de acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros.

Mega Sena acumula para "RS 63 Milhões"!

Mega Sena acumula para “RS 63 Milhões”!

MEI com pendência no INSS perde CNPJ! ALERTA!

MEI com pendência no INSS perde CNPJ! ALERTA!