no ,

Oportunidade! Novos Concursos Da PM, Bombeiros e Polícia Civil

governo confirma novos concursos veja
governo confirma novos concursos veja

O governo está promovendo concursos para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar! Isso mesmo, recentemente foram confirmados diversos processos seletivos na área de segurança pública. Atualmente, essa área está em alta demanda por profissionais qualificados em todas as regiões do Brasil. Portanto, se você tem interesse em trabalhar nesse setor, esses novos concursos podem ser a oportunidade ideal!

A área de segurança pública é muito popular entre os concurseiros, pois oferece diversos benefícios, desde um modelo de aposentadoria diferenciado até um sólido plano de carreira. Com isso em mente, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre os concursos do governo para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Novos concursos autorizados para PM, Bombeiros e Polícia Civil

Na última segunda-feira, em 31 de julho, o governo oficialmente confirmou a realização de novos concursos na área de segurança. Esses processos seletivos visam preencher cerca de 4 mil vagas na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

A confirmação dos editais é uma ótima notícia para os concurseiros interessados na área de segurança pública.

Logo após o anúncio do governo, a autorização para a realização dos processos seletivos foi publicada no Diário Oficial. Portanto, se você tem interesse nesse setor, é aconselhável começar a estudar desde já.

Como serão realizados esses novos concursos?

Embora os novos concursos tenham sido anunciados pelo governo, informações sobre a aplicação das provas ainda não foram divulgadas.

De acordo com declarações de representantes do governo, mais informações sobre os processos de seleção serão disponibilizadas nos próximos meses.

Em geral, podemos dizer que as provas serão administradas por bancas organizadoras pré-determinadas, responsáveis pelo recebimento das inscrições e pela condução de todas as etapas da seleção.

No entanto, ainda não sabemos se uma mesma banca organizará os três concursos ou se cada corporação de segurança conduzirá um processo de licitação próprio.

Caso os novos concursos sigam a mesma abordagem dos processos seletivos anteriores, os candidatos passarão pelas seguintes etapas até a convocação final:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova discursiva;
  3. Prova prática;
  4. Teste de capacidade física;
  5. Avaliação psicológica;
  6. Exame médico;
  7. Investigação criminal;
  8. Avaliação de títulos.

Esses concursos do governo incluem a Polícia Científica?

Infelizmente, a resposta é não. Para a decepção de muitos concurseiros interessados, esses novos concursos do governo não abrangem a Polícia Científica.

Muitos profissionais aguardavam ansiosamente a liberação do edital para um novo processo de seleção, mas de acordo com informações oficiais, essa corporação não faz parte da primeira “rodada” de concursos na área de segurança pública.

Além disso, o governo também confirmou o chamamento de 338 policiais penais aprovados no concurso mais recente ainda este ano. Portanto, a Polícia Penal também não faz parte dos novos processos seletivos.

Saiba sobre as vagas nos novos concursos da PM, Bombeiros e Polícia Civil

Com esses novos concursos, o governo pretende preencher um total de 3.805 vagas. As vagas estão distribuídas entre a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Aqui estão o número de vagas para cada cargo:

  • Polícia Militar (PM): 2.400 vagas para soldado e 300 vagas para oficial;
  • Corpo de Bombeiros: 600 vagas para soldado e 60 vagas para oficial;
  • Polícia Civil (PC): 45 vagas para delegado, 250 vagas para agente e 150 vagas para escrivão.

Esses novos concursos fazem parte do programa “Juntos pela Segurança”, que traz mudanças significativas para a política de segurança pública e defesa social do governo.

Quem pode se inscrever nos processos seletivos?

Os requisitos de participação variam para cada concurso e cargo. Então, quem pode se inscrever nos novos processos seletivos do governo?

Primeiramente, para o cargo de Soldado (tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros), os requisitos são: Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regular.

Para o cargo de Oficial (tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros), os candidatos também devem ter graduação em Direito.

Além disso, os interessados também devem ter uma altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres).

Atenção! As regras da Lei Complementar 498/2022, que aumentam a idade máxima para soldados e oficiais para 30 anos, já estão em vigor nesses novos concursos. Isso significa que, para se inscrever, você deve ter no máximo 30 anos de idade.

A única exceção é para o cargo de oficial médico (que não está incluído nos novos concursos), cuja idade máxima é de 35 anos.

Por fim, para todos os cargos da Polícia Civil (delegado, escrivão e agente), o requisito é ter Ensino Superior completo e CNH regular.

A graduação pode ser em qualquer área, exceto para o cargo de delegado, onde os candidatos também devem ter graduação em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Onde estão as vagas nos novos concursos do governo? Qual é o salário?

As remunerações para os novos concursos do governo na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil ainda não foram divulgadas. O mesmo vale para o edital completo do programa.

De acordo com representantes do governo, o edital oficial deve ser divulgado em até 3 meses, no máximo.

“Autorizando a abertura do concurso, nos próximos 30, 60, 90 dias, a partir da contratação da empresa, da elaboração do edital, a gente pode seguir adiante”, disse a governadora Raquel Lyra.

Por fim, é importante lembrar que as novas vagas dos concursos valem apenas para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Estado de Pernambuco.

Ainda tem dúvidas sobre os processos seletivos? Você pode esclarecer todas elas no site oficial do Governo de Pernambuco: http://www.pe.gov.br/.

fgts digital tire todas suas dúvidas

FGTS Digital Veja Como Utilizar Essa Novidade

COMBUSTÍVEL GRÁTIS VEJA COMO PARTICIPAR

Um Dos SONHOS Mais Esperados 1 ANO De Combustível GRÁTIS