no

Reforma pode BENEFICIAR ao alterar regras do FGTS e mais

Se tratando da poupança do trabalhador, o foco será a taxa incidente na correção do saldo depositado nas contas ativas e inativas.

regras do FGTS
regras do FGTS

Primeiramente, o STF está sendo responsável por julgar em caso, em breve. Caso aprovada, novas regras do FGTS e o 13º salário terão alterações feitas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar em breve, uma diversidade de ações associadas à lei da reforma trabalhista, vigente desde 2017.

Embora o principal tema do debate seja o modelo de contrato de trabalho intermitente, a reforma trabalhista também pode impactar fatores como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o 13º salário. 

Se tratando da poupança do trabalhador, o foco será a taxa incidente na correção do saldo depositado nas contas ativas e inativas.

Abaixo, o FDR apresenta os principais pontos a serem alterados na possível reforma trabalhista do governo Lula.

Mudanças nas regras do FGTS na reforma trabalhista

Confira as mudanças abaixo:

FGTS

Antes de mais nada, um dos julgamentos mais esperados pelos trabalhadores é o que vai decidir sobre a revisão do FGTS.

Apresentada pelo partido Solidariedade, a ação de inconstitucionalidade defende que o fundo “deve ser atualizado por índice constitucionalmente idôneo”.

Atualmente, o valor acumulado nas contas é corrigido pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, o que não é suficiente para cobrir a inflação.

“Essa correção faz com que o trabalhador perca o poder de compra, já que não repõe as perdas com a inflação”, explica o presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador, Mario Avelino.

Para que fosse justo, o reajuste deveria ser feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou outro indicador capaz de prever as perdas inflacionárias.

O que é o FGTS?

O FGTS é um benefício trabalhista regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Logo, todo trabalhador formal, aquele com carteira assinada, tem direito a este recurso.

Na prática, o FGTS é uma espécie de poupança criada na titularidade de cada trabalhador.

Então, a partir do momento em que a empresa oficializar o vínculo trabalhista assinando a carteira do trabalhador, os depósitos mensais à Caixa Econômica Federal (CEF) devem ser feitos. 

Cada depósito equivale a 8% do salário bruto do trabalhador, e deve ser repassado pelo empregador ao banco até o dia 7 de cada mês. Pois, se a data cair em um final de semana ou feriado, o depósito deve ser efetuado no próximo dia útil.

Enfim, o descumprimento do prazo acarreta em juros e multa ao empregador. 

Quem tem direito ao FGTS?

Aliás, o direito ao FGTS é entregue aos mesmos grupos de trabalhadores do compõem o FGTS no geral, como:

  • Trabalhadores rurais, inclusive safreiros;
  • Trabalhadores contratados em regime temporário;
  • Trabalhadores contratados em regime intermitente;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Diretores não empregados;
  • Trabalhadores que desempenham atividades no lar;
  • Atletas profissionais.

Enfim, espero que tenha aprendido mais sobre regras no FGTS!

Economize com passagens aéreas: 10 segredos!

Economize com passagens aéreas: 10 segredos!

cartão corporativo de Bolsonaro

Gastos do cartão corporativo de Bolsonaro impactam as redes