no

Mudança na Prova de Vida do INSS está confirmada? Confira

O serviço tem como função verificar o estado de saúde dos segurados, evitando assim o pagamento de benefícios previdenciários para pessoas que já faleceram.

Prova de Vida
Prova de Vida

A Prova de Vida Automática do INSS é um dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a facilitação dos processos de concessão de benefícios previdenciários.

O serviço tem como função verificar o estado de saúde dos segurados, evitando assim o pagamento de benefícios previdenciários para pessoas que já faleceram.

Aliás, a Prova de Vida Automática do INSS está sendo criada com dois objetivos:

  • Tornar mais rápido e seguro o processo de concessão de benefícios previdenciários; e
  • Combater fraudes.

O serviço foi criado para substituir a Prova de Vida Presencial, que era realizada anualmente por meio de uma entrevista com servidores do INSS.

A Prova realizada por meio de uma base de dados digital que contém informações sobre os segurados, como nome, data de nascimento, data de falecimento (se houver), dentre outros.

A partir destes dados, o INSS verifica se o segurado encontra-se vivo ou não.

Caso o segurado esteja vivo, o INSS emitirá um aviso ao segurado confirmando a continuidade do pagamento do benefício.

Se o segurado não atualizar os seus dados cadastrais, o INSS considerará que o segurado não está mais vivo e cancelará os pagamentos do seu benefício previdenciário.

Prova de Vida Automática luta contra fraudes

Primeiramente, além de tornar mais rápida a verificação da vida dos segurados, a Prova de Vida Automática do INSS também tem como objetivo evitar fraudes nos processos de concessão de benefícios previdenciários.

Aliás, vale ressaltar que pode ser comprovada até por meio de comprovação de voto.

O serviço tem como função identificar e impedir que pessoas tentem usar o nome de um segurado falecido para obter benefícios previdenciários indevidos.

A Prova de Vida Automática do INSS é um serviço importante para os segurados do INSS.

Pois, evita que processos burocráticos sejam executados de forma ineficiente e com grande risco de fraudes.

Além disso, o serviço também contribui para o aumento da segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários, oferecendo a tranquilidade necessária aos segurados.

Extra de 25% do INSS

Como funciona o EXTRA de 25% do INSS para acompanhantes?

cruzamento de dados

Cruzamento de dados para realizar a prova de vida do INSS? Veja!