no , ,

BB incluirá PCDs em seu Concurso Público

Banco do Brasil incluirá Pessoas com Deficiência em seu concurso Público

BB incluirá PCDs em seu Concurso Público
BB incluirá PCDs em seu Concurso Público

Na última quarta-feira (25/01), o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o Banco do Brasil deve realizar concurso público voltado para pessoas com deficiência.

A instituição financeira tem, a partir da determinação, o período de 90 dias para divulgar o plano de cumprimento da decisão.

A exigência do TCU parte do baixo percentual de vagas preenchidas por PCDs no BB. De acordo com o tribunal, atualmente, o Banco do Brasil possui apenas 1,84% dos colaboradores com algum tipo de deficiência. Quando o percentual mínimo exigido por lei é de 5%.

Sobre o Banco do Brasil

Banco do Brasil é uma instituição financeira estatal brasileira, fundada em 1808, é o maior banco do Brasil em ativos e em número de clientes.

Além de ser o banco mais antigo do país em operação contínua. O banco oferece, sobretudo, uma variedade de serviços financeiros, incluindo contas correntes, empréstimos, cartões de crédito, investimentos e seguros.

Ademais, ele também atua como banco oficial do governo federal brasileiro, fornecendo serviços financeiros para órgãos e entidades públicas.

O que é PCD

PCD é a sigla em português para Pessoa com Deficiência. É um termo usado para se referir a pessoas que possuem algum tipo de incapacidade física, mental ou sensorial, que pode afetar sua capacidade de realizar atividades cotidianas.

A definição de deficiência varia de acordo com a legislação de cada país, mas geralmente inclui condições como deficiência física, deficiência intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual e outras condições relacionadas. O termo é utilizado para identificar pessoas que precisam de acessibilidade e disposição para participar plenamente na sociedade.

Banco do Brasil incluirá Pessoas com Deficiência em seu concurso Público

A determinação do TCU atendeu, em partes, o pedido apresentado pelo procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas.

Em sua solicitação, o relator destacou já terem se passado mais de 20 anos desde o Decreto 3.298/1999 e da Lei 8.213/1991, além dos mais de 30 anos da Lei 7.853/1989.

Mesmo assim, o Banco do Brasil segue sem ter preenchido 2% de suas vagas com PCDs. Com a decisão do Tribunal, o banco precisará realizar um concurso voltado para o preenchimento de vagas para pessoas com deficiência.

Dado o prazo de 90 dias, o Banco do Brasil deve apresentar o edital do concurso público exclusivo para PCDs.

Atualmente, a instituição financeira possui um certame em andamento, com período de inscrição até o dia 24 de fevereiro. 

Ao todo, são 6 mil vagas para escriturários em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O concurso destina 5% das vagas para PCDs, sendo estas um total de 300 vagas.

mais um impeachment aos lulistas? saiba mais

Mais um impeachment aos lulistas? saiba mais

CDB promocional do Mercado Pago

CDB promocional do Mercado Pago rende 120% do CDI