no

Benefício do INSS cancelado: Como isso vai ser possível?

Para evitar que isso ocorra, o órgão orienta que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados.

Não deixe o INSS cancelar seu benefício!
Não deixe o INSS cancelar seu benefício!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um alerta a todos os beneficiários da previdência social que podem ter seu benefício do INSS cancelado.

Cuidado: Benefício do INSS cancelado pode ser um problema para milhões de pessoas

A divulgação do alerta sobre benefício do INSS cancelado ocorreu pelo órgão no dia 7 de janeiro de 2023.

Tem como objetivo chamar a atenção para o fato de que alguns beneficiários estão recebendo um benefício indevido ou indevidamente aumentado.

O INSS esclareceu que os benefícios indevidos ou aumentados podem ser cancelados a qualquer momento e de forma imediata.

Para que isso não aconteça, é necessário que os beneficiários cumpram com todas as obrigações previdenciárias, como a manutenção dos dados pessoais atualizados e a realização de contribuições, entre outras.

De acordo com o INSS, os beneficiários que não cumprirem com suas obrigações previdenciárias podem ter seus benefícios cancelados ou reduzidos.

Para evitar que isso ocorra, o órgão orienta que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados.

Além disso, é preciso que cumpram com os pagamentos regulares de contribuições, e informem ao INSS qualquer mudança de situação que possa influenciar na concessão do benefício.

Além disso, o INSS também recomenda aos beneficiários que verifiquem periodicamente a documentação exigida para a concessão do benefício e que a mantenham atualizada, pois qualquer irregularidade pode levar ao cancelamento do benefício.

O alerta emitido pelo INSS reforça a necessidade de que os beneficiários cumpram com todas as obrigações previdenciárias para evitar o cancelamento do benefício.

É importante que os beneficiários fiquem atentos às informações divulgadas pelo órgão e façam todas as mudanças necessárias para garantir o usufruto dos benefícios previdenciários.

Prova de vida deve mudar em 2023

Antes de tudo, a partir de janeiro de 2023, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que devem comprovar a sua vida por meio da conhecida Prova de Vida, poderão ser “isentos” do procedimento.

O órgão publicou um Regulamento com as alterações para aposentados, aposentados e demais beneficiários, automatizando o processo.

Ele faz o cruzamento de informações dos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros órgãos federais, estaduais e municipais órgãos públicos.

O INSS fará o cruzamento de informações para confirmar que o beneficiário cometeu ato registrado em banco de dados das próprias autossuficiências ou mantido e mantido por entes públicos federais.

Aliás, a votação em eleições podem, por exemplo, servir como prova de vida para o segurado.

como consultar saldo do PIS/PASEP

Saiba como consultar saldo do PIS/PASEP e veja quando receberá

Ferramenta do Spotify que surpreende usuários

Ferramenta do Spotify que surpreende usuários