no , ,

Bolsa Família com novo grupo bloqueado; confira

Saiba aqui o grupo recentemente bloqueado pelo Bolsa Família e não seja uma das pessoas a perder o benefício.

Bolsa Família com novo grupo bloqueado; confira

Saiba aqui o grupo recentemente bloqueado pelo Bolsa Família e não seja uma das pessoas a perder o benefício.

Desde o anúncio da volta do Bolsa Família, o governo federal e o Ministério do Desenvolvimento Social colaboraram para distribuir informações. Ou seja, tentaram avaliar os dados do Cadastro Único e descobrir possíveis fraudes. Isso motivou a criação de um grupo que não teve sucesso no programa.

O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a necessidade de avaliar os dados no Cadastro Único para garantir o Bolsa Família. Atualmente, ainda está em vigor o Auxílio Brasil, programa que foi criado em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo programa previsto será relançado em março.

Parceria com os Municípios

A princípio, vale destacar que o Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu uma parceria com os municípios que resultou na criação do sistema do Bolsa Família. Segundo o ministro Dias, Wellington, a pasta vai pagar por cada município, por isso, os órgãos de assistência social terão que se dedicar a filtrar os cadastros.

Ou seja, o que motivou esse palito investigativo foi a denúncia de que havia fraudes no programa Auxílio Brasil, benefício que seria usado como “chantage” durante as eleições. Ademais, o aumento do número de domicílios unipessoais, compostos por apenas uma pessoa será analisado. O objetivo é excluir quem não cumpre as regras e permitir que novos participantes ingressem no Bolsa Família.

Bloqueio no Bolsa Família

As informações repassadas pelo governo federal e pelas secretarias competentes já indicam quem tem dados suspeitos de fraude e que não podem receber o Bolsa Família.

O que está incluído, encontra-se destacado abaixo:

  • Famílias com renda superior a permitida (máximo de R$ 210 por pessoa/mês);
  • Famílias com dados desatualizados no Cadastro Único;
  • Pessoas que descumpriram com as regras ou mentiram para entrar no programa.

Portanto, o governo já reconheceu que um dos principais objetivos são as famílias unipessoais. Contudo, informações públicas indicam que o número de famílias nessa composição passou de 1,8 milhão em dezembro de 2018 para 5,5 milhões em outubro de 2022, um aumento de 197%.

Por fim, a suspeita é que essas famílias tenham burlado o sistema e cadastrado vários membros do mesmo grupo, o que resultaria em uma renda maior. Dessa forma, as regras determinam que o Bolsa Família não pode ser distribuído a dois ou mais membro pertencentes a mesma família.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações à respeito desse assunto e muito mais.

É importante ficar atualizado ao saque calamidade. Estar atento e verificar se sua cidade está disponível faz-se amplamente necessário.

Saque calamidade: veja municípios que estão liberando

Executivos da Americanas: valor estarrecedor

Executivos da Americanas: valor estarrecedor