no

Bolsonaro exonera comandantes da Aeronáutica e da Marinha

O ex-presidente, na quarta-feira (28) já tinha nomeado um novo comandante ao Exército do Brasil que Lula indicou.

Bolsonaro exonera comandantes
Bolsonaro exonera comandantes

Bolsonaro exonera comandantes da Aeronáutica e da Marinha do Brasil para permitir que os nomes escolhidos por Lula (PT) assumissem os cargos.

A publicação dos decretos de alívio ocorreu na edição do DOU (Diário Oficial da União), desta sexta-feira (30).

O Almirante Almir Garnier Santos deixou o cargo Comandante da Marinha f 31 de dezembro, para permitir a posse interina do Almirante Marcos Sampaio Olsen.

Bolsonaro exonera comandantes mas nomeia um

O ex-presidente Bolsonaro exonera comandantes, contudo, nomeia um que Lula escolheu.

A mudança para o comando da Aeronáutica ocorrerá no dia 2 de janeiro de 2023, quando o tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior passará o cargo para o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Esses foram os nomes que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu futuro Ministro da Defesa, Múcio Monteiro escolheram.

Na quarta-feira (28), o Diário Oficial já trazia a indicação do novo comandante do Exército indicado por Lula, general Júlio César de Arruda, que ocupará interinamente o cargo a partir desta sexta-feira (30).

Uma nova indicação de comandantes da Marinha e do Exército deve ser assinada por Lula na posse do presidente eleito para mudar a condição de interinidade para titulares finais.

O DOU trouxe para esta sexta-feira também a exoneração de alguns Ministros de Estado:

  • Ciro Nogueira, Ministro da Casa Civil;
  • Célio Faria Júnior, Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; e
  • Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, Ministro do Desenvolvimento Regional.

Bolsonaro nomeia comandante do Exército escolhido por Lula

General Júlio César de Arruda teve indicação pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir interinamente o comando do Exército a partir de 30 de dezembro.

O nome de Arruda foi dado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, como Comandante do Setor das Forças Armadas no novo governo.

Afinal, a assinatura do decreto ocorreu nesta terça-feira (27) pelo presidente e no dia que a publicação foi feita na quarta-feira (28) no DOU.

Múcio já havia dito em entrevista coletiva nesta semana que a inauguração do Arruda na sexta-feira (30) evitaria um possível vácuo de poder nas primeiras horas de o Governo Lula evitará em 1º de janeiro.

A Equipe de Transição do Governo está preocupada com as condições de segurança para a posse.

Aliás, o General Marco Antonio Freire Gomes, atual Comandante do Exército, dará o comando para General Júlio César de Arruda thi Sexta-feira (30), às 10h30.

Racismo contra Paulo Vieira

Fábio Porchat e Lula falam sobre racismo contra Paulo Vieira

Candidatos bolsonaristas são presos

Candidatos bolsonaristas são presos