no ,

Bolsonaro fica sem legado no Brasil; confira

Saiba aqui os motivos que derrubaram o legado de Bolsoaro no Brasil.

Bolsonaro fica sem legado no Brasil; confira

A princípio, vale destacar que o presidente Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), assinou uma medida provisória para reativar o Bolsa Família. Vale ressaltar, a importância do programa social emblemático lançado por ele durante sua presidência. Desse modo, o projeto, que será relançado neste ano de 2023, e pagará R$ 600 por família e mais R$ 150 por criança menor de seis anos. Dessa forma, a iniciativa substituirá o Auxílio Brasil, sancionado por Jair Bolsonaro (Partido Liberal – PL) em dezembro de 2021.

Volta do Bolsa Família

Portanto, o relançamento do Bolsa Família será mais um marco na presidência de Lula, que já havia reativado outro importante programa social, o Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro, na Bahia, no dia 14 de fevereiro deste ano. Essa iniciativa visa financiar a aquisição de residências por famílias de baixa renda e foi mais uma demonstração do compromisso de Lula.

Ao retomar esses programas, Lula encerra a pretensão de Bolsonaro de deixar um legado significativo na área social. Bolsonaro criticou os programas sociais, chamando-os de “troca de farelo” e “voto de cabeça”, e tentou seguir o mesmo caminho de seus antecessores, criando projetos que levassem a sua própria candidatura.

No caso dos programas de transferência condicionada de renda, como o Bolsa Família, Bolsonaro fez uma abordagem semelhante à iniciativa de Lula, mas com algumas mudanças pontuais nos critérios de participação. Até mesmo o Minha Casa, Minha Vida, que foi rebatizado como Casa Verde e Amarela durante o governo de Bolsonaro, não teve um novo formato.

A reativação do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida sob a presidência de Lula representa um retorno a políticas públicas mais inclusivas. Além do mais, são voltadas para as necessidades das famílias de baixa renda. O sucesso desses programas durante a presidência de Lula mostrou que é possível combater a desigualdade social no Brasil e melhorar a qualidade de vida.

Governo Bolsonaro

O governo de Bolsonaro, por outro lado, sempre foi alvo de críticas por sua falta de políticas públicas efetivas na área social. A gestão Bolsonaro se pautou por um discurso ultraliberal, defendendo uma suposta “meritocracia” e criticando os programas de transferência de renda. No entanto, a realidade mostrou que a sua gestão não conseguiu entregar programas efetivos de inclusão social, e a pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais.

Em resumo, o relançamento do Bolsa Família pelo presidente Lula representa um compromisso renovado com a justiça social e a inclusão econômica. Com essa medida, ele encerra a tentativa de Bolsonaro de deixar sua própria marca na área social e reafirma a importância de programas.

STF dá 10 dias para INSS apresentar plano de pagamento!

STF dá 10 dias para INSS apresentar plano de pagamento!

Entenda porque Bolsonaro poderá ficar inelegível

Entenda porque Bolsonaro poderá ficar inelegível