no

COVID: como está a vacinação no Brasil?

A vacinação para a COVID no Brasil continua avançando. Hoje há mais de 80% da população com duas doses recebidas.

COVID: como está a vacinação no Brasil?
COVID: como está a vacinação no Brasil?

Brasil bateu, neste dia 13/01/2023, 172,7 milhões de habitantes com vacinação completa contra a COVID-19. Assim mostra o boletim divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa.

Nesse sentido, mais de 80% da população do Brasil receberam duas doses para a COVID.

O que é a COVID?

COVID-19 é a abreviação de “coronavirus disease 2019”, uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças desde um resfriado comum até doenças mais graves, como a SARS e a MERS. O SARS-CoV-2 é o vírus responsável pela pandemia de COVID-19. Ele começou na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019 e se espalhou rapidamente pelo mundo, causando milhões de infecções e mortes.

Os sintomas mais comuns da COVID-19 incluem febre, tosse, dificuldade para respirar e fadiga. Mas algumas pessoas podem apresentar sintomas mais leves ou até mesmo ser assintomáticas. A COVID-19 é altamente contagiosa. Nesse sentido, transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada fala, tosse ou espirra.

Para evitar a propagação da COVID-19, as autoridades de saúde recomendam medidas como o uso de máscaras, distanciamento social, lavagem frequente das mãos e testagem e rastreamento de contatos. Além disso, vacinas contra o SARS-CoV-2 já estão disponíveis e são consideradas uma das principais formas de combate à pandemia.

Quais são as vacinas disponíveis para prevenir o vírus no Brasil?

Por fim, no Brasil, atualmente estão disponíveis as seguintes vacinas para prevenir a COVID-19:

  1. Coronavac – desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac;
  2. AstraZeneca/Fiocruz – desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
  3. Pfizer/BioNTech – desenvolvida pela Pfizer e BioNTech;
  4. Johnson & Johnson – desenvolvida pela Johnson & Johnson;
  5. Moderna – desenvolvida pela Moderna.

As vacinas são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão sendo distribuídas pelo governo federal para os estados, que tem responsabilidade de vacinar a população, mediante uma estratégia de priorização definida pelo Ministério da Saúde.

No entanto, é importante ressaltar que as vacinas são seguras e eficazes para prevenir a doença e suas complicações graves. De fato, as vacinas são a melhor forma de combate a pandemia e está sendo disponibilizado para a população, através de campanhas de vacinação em todo o país, com o objetivo de alcançar a imunidade coletiva e conter a propagação do vírus.

Investimento em FII: dicas para declarar no IR

Investimento em FII: dicas para declarar no IR

Ganhar dinheiro com 200% CDI: CUIDADO!

Ganhar dinheiro com 200% CDI: CUIDADO!