no , , ,

Dinheiro abandonado: veja se você pode sacar!

Dinheiro abandonado: Descubra as notícias em relação ao Banco Central para liberação de novos saques.

Dinheiro-Abandonado-Noticias-sobre-o-sistema-do-BC-1
Dinheiro-Abandonado-Noticias-sobre-o-sistema-do-BC-1

Dinheiro abandonado em bancos pode parecer algo que não acontece com muita frequência, mas na verdade é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas possuem contas em diversos bancos, com valores que podem ficar parados. Essa diverdidade de contas bancárias pode levar ao esquecimento de dinheiro por vários anos.

Baseado nessa dor de muitas pessoas, o Banco Central lançou um sistema chamado Valores a Receber no último ano, que permite que clientes de instituições bancárias recuperem valores não resgatados ou abandonados na conta. Isso possibilita que as pessoas tenham acesso a dinheiro que muitas vezes não sabiam que possuíam. Só que devido a grande demanda e à necessidade de manutenção, este serviço está temporariamente indisponível no momento.

Desde maio do ano passado, brasileiros aguardam para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR). De fato, essa será a segunda fase de consulta do dinheiro esquecido. No entanto, o Banco Central decidiu suspender os acessos temporariamente para melhorar o site e incluir novos valores.

Quando se acessa o site do Banco Central, os usuários encontram uma mensagem dizendo que as consultas ao SVR não são acessáveis no momento. Mas não há risco de perder os valores abandonados, já que eles permanecem na instituição.

Ainda de acordo com o Banco Central, os sistemas estão em processo de atualização. Mas não foi fornecida uma data específica para quando será possível realizar a consulta do dinheiro esquecido. A parte boa disso tudo é que outros valores que não haviam sido incluídos na primeira verificação agora estarão disponíveis para saque.

Quais os tipos de valores poderão ser sacados?

O Banco Central também atualizou as modalidades de dinheiro esquecido que podem ser recuperadas. Essas modalidades incluem:

  • Tarifas ou obrigações de crédito indevidamente cobradas ou não previstas em termos de compromisso;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
  • Outras situações que resultem em valores a serem devolvidos, reconhecidas pelas instituições financeiras.

Em suma, recuperar dinheiro abandonado em um banco é possível e pode ser feito de diferentes maneiras. Entre em contato com o banco em questão ou espere para utilizar o sistema Valores a Receber do Banco Central para recuperar esses valores.

Ainda sobre o dinheiro esquecido: Banco Central fala sobre 2ª fase dos valores esquecidos

Saque-aniversário do FGTS: Acabou? Será removido?

Saque-aniversário do FGTS: Acabou? Será removido?

PIS 2023: Confira o calendário para saque

PIS 2023: Confira o calendário para saque