no , ,

Entenda porque Bolsonaro poderá ficar inelegível

O PDT entrou com uma ação de inelegibilidade contra Bolsonaro, que é apontada como a primeira candidata a ser julgada pelo Tribunal.

Entenda porque Bolsonaro poderá ficar inelegível

A princípio, o PDT entrou com uma ação de inelegibilidade contra Jair Bolsonaro, que é apontada como a primeira candidata a ser julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A ação tem como base a reunião que o então presidente teve com embaixadores em julho do ano passado. Onde ele repetiu teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas e promoveu ameaças golpistas.

Das 17 ações que podem tornar Bolsonaro inelegível, duas têm como alvo principal os ataques ao processo eleitoral e às urnas, sendo que a ação do PDT tem um episódio único como foco. Se condenado, Bolsonaro não poderá se candidatar por oito anos a contar da data da eleição.

A principal prova do processo é o vídeo da reunião, entregue por meio de pen drive pelo PDT, que não fez pedidos de produção de provas. A defesa de Bolsonaro pediu apenas para ouvir três testemunhas.

Sendo assim, durante a reunião com os embaixadores, Bolsonaro desacreditou o sistema eleitoral e atacou ministros do STF. Para o PDT, Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação social.

Ações contra Bolsonaro

A coligação que apoia o ex-presidente Lula apresentou várias ações contra o presidente Jair Bolsonaro na corte eleitoral, incluindo pedidos para que a corte o intime a prestar depoimento. Alguns dos processos se concentram nos discursos do presidente no 7 de Setembro.

Durante a viagem para o funeral da rainha Elizabeth 2ª, enquanto outros abrangem uma ampla gama de temas relacionados à desinformação e ataques ao sistema eleitoral. Um processo específico envolve o chamado “pacote das bondades”, que inclui o aumento do Auxílio Brasil. Vários desses processos incluem pedidos de produção de provas.

A saber, a advogada eleitoral e professora Marilda Silveira explica que, mesmo após a corte eleitoral julgar um dos processos, ela continuará avaliando as outras ações. Não há prazo limite para o julgamento.

A acusação contra Bolsonaro inclui abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social. Alguns dos processos citam o descumprimento de decisões judiciais. Como a intensificação de abordagens policiais em estradas no Nordeste e a concessão de benefícios sociais às vésperas da eleição.

Bolsonaro também é acusado de realizar atos de campanha nas dependências do Planalto e do Alvorada. Além de atacar, sem provas, a lisura e credibilidade do sistema eleitoral durante uma reunião oficial de governo transmitida pela TV Brasil. Se considerado culpado, ele pode se tornar inelegível por oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Sendo assim, embora alguns ministros da corte eleitoral devam deixar seus cargos em breve, isso não afetará a continuidade do julgamento dos processos.

Bolsonaro fica sem legado no Brasil; confira

Bolsonaro fica sem legado no Brasil; confira

Entenda porque alguns deixarão o Bolsa Família

Entenda porque alguns deixarão o Bolsa Família