no ,

Golpe do boleto e chave PIX em endividados

Golpe do boleto e chave PIX em que criminosos se passam pela Serasa e tentam contatar pessoas endividadas. Veja como evitar.

Novo-golpe-na-praa

Em uma ação recente, surge um novo golpe do boleto e chave PIX. Dessa forma, criminosos se passam pela Serasa e tentam contatar pessoas endividadas. Veja como evitar. 

Em nome do Serasa, criminosos aplicam golpe do boleto e chave PIX 

Através de boletos e chaves Pix falsas, golpistas se passam pela Serasa e tentam enganar cidadãos. No entanto, a instituição desenvolveu um dispositivo capaz de identificar as falsificações. Ainda, vale ressaltar que, de acordo com a empresa, a cada três ações de validação na plataforma, pelo menos uma é enganosa. 

Ferramenta de validação 

Com esse recurso capaz de identificar se o boleto é falso ou se de fato pertence à empresa, entre as 10 mil consultas, mais de 3 mil eram falsificadas. 

Muitas vezes, o golpe do boleto e chave PIX acontece durante o Feirão Limpa Nome. Nesse sentido, de acordo com Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da Serasa, os criminosos se aproveitam do volume do evento para enganar os devedores vulneráveis.  

Ainda sobre o dispositivo de verificação, sua utilização é simplificada. Basta seguir alguns passos:

  • Entre na plataforma da Serasa;
  • Preencha os dados necessários, como o CPF, e finalize o cadastro. 
  • Em seguida, acesse “Soluções” e “Validar meio de pagamento”;
  • Nesse ponto, basta fornecer o código PIX para descobrir se realmente pertence à empresa ou se é o caso de um dos muitos casos de golpe do boleto e chave PIX. 

Após ver a grande quantidade de pessoas vítimas desse tipo de ação, a empresa deixa algumas dicas para se proteger:

Links em aplicativos de conversa

Mesmo enviados por pessoas conhecidas, a instituição afirma tratar-se de uma das origens mais comuns das fraudes. Desse modo, é importante manter-se atento e evitar acessar quaisquer links e mensagens. 

Verificação do Serasa para evitar o golpe do boleto e chave PIX

Com foco em evitar o, o Serasa indica que o indivíduo recorra à ferramenta de verificação citada anteriormente. Portanto, a pessoa deve acessar a plataforma e analisar se a proposta está realmente disponível e se os dados estão corretos. 

Selo de verificação

Geralmente as grandes empresas possuem selo de verificação nas redes. Dessa forma, é importante desconfiar da veracidade dos contatos. 

Desconfie das informações

De maneira geral, evite clicar em endereços que não conhece e não confia. Nesse sentido, o Serasa identifica algumas situações em que gatilhos são utilizados como forma de gerar interesse. Assim, mensagens com afirmações como “oferta imperdível” e “ganhe dinheiro” podem se tratar de ações como a do golpe do boleto e chave PIX. 

Cmeras-nos-carros-da-PM

Câmeras nos carros da PM; veja a mudança 

Cheque-especial-e-carto-de-crdito

Cheque especial e cartão de crédito; o perigo