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INSS e verificação da aposentadoria; saiba mais

Entenda aqui como ocorre todo o processo de verificação da aposentadoria feito pelo INSS, e não perca a oportunidade de ser contemplado.

INSS e verificação da aposentadoria; saiba mais

Entenda aqui como ocorre todo o processo de verificação da aposentadoria feito pelo INSS, e não perca a oportunidade de ser contemplado.

Nos tempos modernos, não temos mais as longas filas no portão da Previdência Social, tão comuns e muitas vezes alarmantes. Isso porque agora, as filas são construídas dentro dos sistemas de computador.

Porém, seja a fila em frente à agência do INSS, seja a fila no computador, a verdade é que essas filas não deveriam existir. Pois, atualmente a estrutura já atende a demanda, sendo desnecessária a espera pela resposta sobre o seguro social.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a não análise do pedido do segurado no prazo de 45 dias causará punição. Vale ressaltar que seja ele indeferido, deferido ou parcialmente deferido, será caracterizado como ameaça aos direitos do trabalhador ou da família.

Sabendo que os STFs apresentam inerentemente atraso na análise dos benefícios, os segurados ameaçados podem fazer valer seus direitos na Justiça, mesmo que a Previdência Social ainda não tenha se pronunciado sobre o assunto.

Isso porque o simples fato de a análise ter sido trazida ao Supremo Tribunal Federal foi um sinal muito claro da recusa da Previdência Social em aceitar o pedido, ou seja, o processo nem teria chegado lá se o INSS tivesse feito a análise no tempo certo.

Solicitação do benefício do INSS

Caso você se sinta prejudicado com a demora do INSS em analisar o seu pedido, você pode tomar as seguintes providências: Procurar a Ouvidoria do INSS.

Isso porque uma atitude comprovada é recorrer à ouvidoria do INSS, ferramenta pouco utilizada pelos segurados, mas que traz retornos muito positivos.

Sendo assim, siga os passos abaixo para contato:

  • Acesse ao site Meu INSS;
  • Vá para o final da página e busque pela opção Suporte;
  • Na aba de Suporte haverá a opção Ouvidoria.

Liberação do benefício

Na página da Ouvidoria, você terá diversas opções como Divulgação, Denúncia, Elogio, Reclamação, etc. No seu caso, você escolheria a opção de reclamação. Ao clicar, você precisará fazer login com sua conta Gov.br e autorizar seus dados pessoais para utilizar os serviços do Fala BR.

Ao fazer o login, você deve ficar atento às abas Para e Texto, sendo onde enviar o extrato, além de selecionar INSS — Instituto Nacional do Seguro Social.

Em seguida, na seção “Descrição” e “Sobre o assunto que deseja conversar”, marque a opção “Benefícios”, onde deverá registrar sua reclamação e anotar o número do convênio. Esta ação está disponível na central de atendimento 135.

Pronto, sua solicitação já foi efetuada com sucesso.

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