no

Investimento em FII: dicas para declarar no IR

O investimento em Fundos de Investimento Imobiliários é uma opção para criar uma carteira diversificada. Veja como declarar tal ativo!

Investimento em FII: dicas para declarar no IR
Investimento em FII: dicas para declarar no IR

O investimento em Fundos de Investimento Imobiliários (FII’s) é uma opção para criar uma carteira diversificada.

Mas, afinal, como declarar tal ativo no imposto de renda (IR)?

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se deparar com investimentos.

Então veja algumas dicas a esse respeito e, de brinde, receba algumas dicas para aplicar bem o seu dinheiro em FII’s.

Como declarar o seu investimento em FII no imposto de renda?

Para declarar o investimento em FII (Fundo de Investimento Imobiliário) no imposto de renda, é necessário preencher o formulário de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Os rendimentos obtidos com os FIIs, incluindo aluguéis e vendas de cotas, incluem-se na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. No caso de venda de cotas de FII, informa-se o lucro obtido na ficha “Vendas de Bens e Direitos”.

É importante lembrar que os rendimentos obtidos com FII estão sujeitos ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na fonte, com alíquotas de 15% para rendimentos até R$ 1.903,98 e de 22,5% para rendimentos acima desse valor. Além disso, é importante guardar todos os comprovantes de rendimentos e de vendas de cotas, pois eles serão necessários para preencher a declaração corretamente.

O que são, afinal, os FII’s?

Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são fundos que investem em imóveis, geralmente imóveis comerciais, como shoppings, prédios comerciais, galpões industriais, entre outros. Eles funcionam como uma espécie de título de renda fixa, onde os cotistas do fundo compram cotas e passam a ter direito a uma parte proporcional dos lucros gerados pelo fundo, geralmente através de aluguéis e valorização dos imóveis.

Os FII’s são administrados por uma gestora de recursos, que é responsável por encontrar, adquirir e gerir os imóveis que compõem o patrimônio do fundo. Eles negociam-se na Bolsa de Valores, e sua cotação varia de acordo com a rentabilidade do fundo e a oferta e demanda pelas cotas.

Investir em FII’s pode ser uma boa opção para quem quer diversificar sua carteira de investimentos e tem interesse em investir em imóveis. Mas não tem condições de adquirir um imóvel propriamente dito. No entanto, é importante lembrar que os FII’s também possuem riscos, e é importante fazer uma análise cuidadosa do fundo antes de investir, avaliando a qualidade dos imóveis

Doença autoimune e aposentadoria por invalidez

Doença autoimune e aposentadoria por invalidez

COVID: como está a vacinação no Brasil?

COVID: como está a vacinação no Brasil?