no ,

IPVA 2023 parcelado no cartão é vantajoso?

Para quem deseja parcelamento do ato de pagar do IPVA 2023, especialista recomenda que quantidade menor de parcelamentos seja escolhida

IPVA 2023 parcelado no cartão é vantajoso?
IPVA 2023 parcelado no cartão é vantajoso?

Proprietários de veículos automotores, neste período do ano, sempre já estão se preparando para pagar impostos janeirescos. Assim sendo, pagamento do IPVA 2023, já se inicia nessa semana. Ou seja, esses contribuintes são agraciados em contar com diferentes opções de pagamento. Isso a fim de quitação dos valores do tributo. Pensando nisso, secretaria de estado da fazenda; essa especificamente de cada localidade, libera pagamento do IPVA 2023 no boleto à vista. Além de com desconto.

Por outro lado, mas super próximo disso, valores dos descontos, variam de acordo a região. Outra probabilidade, é pagar IPVA 2023, até mesmo parcelado em três vezes. Porém, assim sendo, sem desconto. Instituições financeiras, também tem possibilitado pagar o IPVA 2023 no cartão de crédito. Isso parcelado em até 12 vezes. Ou seja, apesar de parecer vantajoso, especialistas informam que contribuintes estejam atentos às mais viáveis modalidades para pagamento do IPVA 2023. Analisando friamente em qual possibilidade se encontra mais validades do pagamento. Em suma, cada contribuinte tem oportunidade de se administrar financeiramente, buscando modalidade de pagamento que seja mais útil para o momento.

Parcelar IPVA 2023 no cartão vale a pena?

Instituições como PicPay têm liberado pagamento do IPVA 2023 no cartão de crédito. Sendo capaz de  parcelar da dívida em até 12 vezes. Ou seja, para pagar pelo PicPay, o contribuinte deve:

  • Abrir aplicativo do PicPay. Disponível para Android e iOS
  • Procurar pela função de “Multas e IPVA”
  • Informar placa do veículo
  • Selecionar débitos que deseja pagar
  • Pagar com saldo em carteira; ou com cartão de crédito, à vista ou parcelado.

Por outro lado, cobrança parcelada, sofre com taxação de juros por parcelas. Dessa forma, segundo orientações da planejadora financeira, Anna Luisa Carvalho, nos casos em que taxas de juros cobrada nas parcelas, são maiores que retorno do investimento, a melhor opção é pagar o IPVA 2023 à vista. Enfim, parcelamento do IPVA 2023 com PicPay por exemplo; cobra taxa dos 4,99% pela transação. E 4,49% sobre valor de cada parcela. Ainda assim, se contribuinte desejar parcelamento do ato de pagar do IPVA, a especialista recomenda que uma quantidade menor de parcelamentos seja escolhida pelo contribuinte.

Ou seja, visto que quanto maior a quantidade de parcelas, maior será valor final a ser pago. E se pensar nos valores com mais exatidão, muitas vezes acréscimos das parcelas, se reservados, são capazes de contribuir na amenização do valor do ano que vem. Enfim, para quem é capaz de se preparar financeiramente. Essa opção é válida. Para quem não é: deixa pra lá.

Nubank: Presente para clientes do cartão Confira

Nubank: Presente para clientes do cartão Confira

Material guia do Banco Central orienta: Confira

Material guia do Banco Central orienta: Confira