no , ,

Mais “regras novas” para o Bolsa Família 2023

Quais as Novas regra para o Bolsa Família em 2023

Mais "regras novas" para o Bolsa Família 2023
Mais "regras novas" para o Bolsa Família 2023

Com a mudança no governo federal, o antigo Auxílio Brasil volta a se chamar Bolsa Família e terá adaptações para 2023. O novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o retorno do Bolsa Família no dia da posse, em 1º de janeiro, com assinatura de Medida Provisória sobre o tema.

Durante a campanha eleitoral, o presidente Lula anunciou a volta do Bolsa Família. O programa de distribuição de renda entrará no lugar do Auxílio Brasil, criado durante a última gestão presidencial.

À primeira vista, ambos os programas são bastante parecidos. Já que seu objetivo é diminuir a pobreza no país.

Entretanto, algumas diferenças são marcantes, como as pessoas atendidas, o valor do benefício e os condicionantes. 

Além da mudança de nome, conforme promessa de campanha, o programa foi ampliado: além de R$ 600 por família, haverá adicional de R$ 150 por criança de até seis anos, com máximo de dois adicionais.

Ao mesmo tempo, ministros já anteciparam que haverá uma reavaliação na base de cadastro, que técnicos apontam estar defasada.

Quais as Novas regra para o Bolsa Família em 2023

Antes de mudar o Auxílio Brasil para o Bolsa Família, o governo está fazendo a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Ferramenta que permite levantar informações sobre todas as famílias brasileiras de baixa renda.

Nesse caso, a atualização está sendo feita para determinar quais famílias cumprem ou não os requisitos mínimos para receber o benefício do governo.

De acordo com dados governamentais, milhões de famílias podem deixar de receber o programa. 

Ainda não se sabe quais seriam todos os condicionantes exigidos pelo governo para quem recebe o benefício. Entretanto, algumas medidas usadas no antigo Bolsa Família devem retornar. 

Por exemplo, para receber o dinheiro todos os meses, as crianças devem frequentar a escola com regularidade. Além disso, o cartão de vacina delas deve estar sempre atualizado. 

Os Ministérios do Desenvolvimento Social, Educação e Saúde estão conversando para estabelecer quais serão os novos parâmetros adotados pelo programa a partir deste ano. 

Apesar de ninguém ter dito as regras ainda, os pagamentos continuam sendo feitos normalmente. O calendário de repasse do Bolsa Família este mês é o seguinte:

  • NIS final 1< —> 18 de janeiro
  • NIS final 2 <— >19 de janeiro
  • NIS final 3 <— >20 de janeiro
  • NIS final 4 <— >23 de janeiro
  • NIS final 5 <— >24 de janeiro
  • NIS final 6 <— >25 de janeiro
  • NIS final 7 <— >26 de janeiro
  • NIS final 8 <— >27 de janeiro
  • NIS final 9 <— >30 de janeiro
  • NIS final 0 <— >31 de janeiro
É possível solicitar o BPC online?

É possível solicitar o BPC online?

extrato de pagamento com reajuste? Saiba mais

Extrato de pagamento com reajuste? Saiba mais