no , ,

MEIs! regularizarem suas dívida com o INSS

Como regularizar as dívidas com o INSS

MEIs devem regularizar suas dívida com o INSS
MEIs devem regularizar suas dívida com o INSS

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, é uma categoria de empresário que se enquadra em uma legislação específica no Brasil. Os MEIs são pequenos empresários que possuem faturamento anual de até R$ 81.000,00 e não possuem funcionários.

Eles têm algumas obrigações fiscais reduzidas em relação às demais categorias de empresários e também têm direito a benefícios previdenciários e tributários.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão necessariamente que pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mensalmente. A alíquota para o INSS é de 5% sobre o limite máximo de contribuição, que é de R$ 1.302,00.

Além disso, o MEI também precisa pagar o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviços) caso a atividade seja tributada por esses impostos.

Como regularizar as dívidas com o INSS

As dívidas do MEI que ficam pendentes no CNPJ do empreendedor não o impedem apenas de solicitar benefícios previdenciários.

Ao deixar de fazer o pagamento do DAS, o cidadão corre o risco de ter sua empresa cancelada, ficando proibida a emissão de nota fiscal e outras responsabilidades.

Por isso, o mais indicado é fazer a regularização o quanto antes para evitar consequências. A negociação pode ser feita a qualquer momento.

Mas, até 31 de janeiro desse ano a Receita Federal está oferecendo condições vantajosas para aqueles que estão inscritos em dívida ativa há mais de um ano.

Essa também é a oportunidade de descobrir quantas guias estão em atraso, na opção “Consultar extrato/pendências”.

  • Acesse o Portal do Simples Nacional e selecione “Programa Gerador do DAS (PGMEI)
  • Informe o número do seu CNPJ
  • Clique em “Emitir guia de pagamento”
  • Selecione o ano desejado e os meses daquele ano que estão sem pagamento
  • Clique em “Apurar/gerar DAS”
  • O boleto de pagamento será emitido

Na consulta aos débitos pendentes será preciso fazer um login diferente com código de verificação. Nos dois casos é possível parcelar os valores.

Esse portal é dedicado a quem está com dívida ativa há mais de um ano. Todavia, é possível baixar pelo App Regularize.

  • Acesse o portal Regularize e selecione “Acessar serviços”
  • Agora, informe seu número de CNPJ e senha ou clique em “Criar cadastro”
  • Vá até a opção “Consultar pendências” e selecione o débito em atraso

Por isso, o mais indicado é fazer a regularização o quanto antes para evitar consequências. A negociação pode ser feita a qualquer momento, mas até 31 de janeiro desse ano a Receita Federal está oferecendo condições vantajosas para aqueles que estão inscritos em dívida ativa há mais de um ano.

O PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano?

O PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano?

"Dona de Casa" pode contribuir para o INSS

“Dona de Casa” pode contribuir para o INSS