no ,

MILHÕES de MEIs estão devendo o INSS. Saiba mais.

Saiba mais detalhes sobre a inadimplência dos MEIs.

MILHÕES de MEIs estão devendo o INSS. Saiba mais.
MILHÕES de MEIs estão devendo o INSS. Saiba mais.

Você é MEI e está com uma dívida no INSS? Saiba que essa realidade vem atingindo diversos microempreendedores individuais.

Atualmente, no território brasileiro, há mais de 17,7 milhões de MEIs ativos. Desse número, cerca de CINCO milhões estão com algum débito em aberto com o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.

Assim, tal dívida já contabiliza cerca de R$ 59,5 MILHÕES.

Por que o MEI faz dívida com o INSS?

Virar MEI é uma saída encontrada por diversos brasileiros que querem trabalhar de maneira autônoma com o próprio negócio. É um trabalho sem carteira assinada.

Todavia, nem sempre o projeto dá certo e muitas vezes o microempreendedor individual precisa parar com suas contribuições junto ao INSS pelo simples fato de não estar recebendo o suficiente para pagar as contas, nem a contribuição mensal.

A maior parte dos devedores estão nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

No Brasil, todo ano, aproximadamente cerca de 3 milhões de empreendedores se cadastram como MEI. Essa média vem se mantendo nos últimos 5 anos.

Assim, ficar adimplente com as obrigações em conjunto com o INSS é um meio de assegurar benefícios para momentos de dificuldades na vida. Mas, quando o negócio não vai bem, não resta outra opção ao MEI senão cessar as contribuições.

Certo é que a alíquota mensal do INSS para o MEI é de 5% do salário mínimo vigente, bem menor que os 20% que os contribuintes individuais ou facultativos precisam pagar.

O que acontece se o MEI parar de pagar o INSS?

Então, além de não ter mais acesso aos benefícios previdenciários, se ficar inadimplente por prazo superior a um ano, também vai perder o cadastro de MEI.

Todavia, ressalta-se que é plenamente possível que o MEI negocie sua dívida com o INSS em condições especiais.

Vantagens de ser MEI?

  • Contribuição para aposentadoria em uma porcentagem menor
  • Emissão de notas fiscais
  • Possibilidade de contratar um funcionário registrado por um salário mínimo vigente.
  • Pagamento de apenas um imposto mensal.

Como pagar o INSS?

Necessário, então, fazer o cadastro no site ou aplicativo Meu INSS, verificar em qual categoria você se enquadra e enviar a documentação necessária.

Portanto, fique atento aos prazos para realizar sua contribuição de MEI ao INSS e caso passe por alguma dificuldade financeira não hesite em buscar uma renegociação da dívida.

Uma vez que ficar inadimplente junto ao INSS pode trazer grandes danos para sua vida.

PPP poderá ser feito online pelo site Meu INSS e eSocial

PPP poderá ser feito online: entenda como

Nova aposentadoria; entenda como solicitar

Aposentadoria após 50 anos; solicite agora