no , ,

O PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano?

O pagamento do PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano

O PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano?
O PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano?

PIS (Programa de Integração Social) é um programa criado pelo governo brasileiro para beneficiários do trabalhador formalizados. Com o objetivo, sobretudo, de fornecer mensalmente para complementar o salário, e ajudar na manutenção do poder aquisitivo dos trabalhadores.

É uma contribuição social que é deixada sobre a folha de pagamento das empresas, e é principalmente destinada a benefícios financeiros sociais para o trabalhador.

Como, por exemplo, o Abono Salarial, que é um benefício mensal pago aos trabalhadores com carteira assinada que ganha até um salário mínimo.

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um programa criado pelo governo brasileiro para servidores públicos beneficiários, tanto da União quanto dos Estados e Municípios.

Por fim, ele é destinado a formar o patrimônio dos trabalhadores públicos, através de contribuições tributárias e aportes financeiros, e tem como objetivo complementar a aposentadoria.

Ademais, o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil e as contribuições são feitas pela instituição e pelos próprios funcionários públicos.

Assim, os recursos arrecadados são aplicados em títulos públicos e os rendimentos obtidos são destinados ao pagamento de benefícios previdenciários aos participantes do programa.

O pagamento do PIS/PASEP 2023 é referente a qual ano

No dia 15 de fevereiro, têm início os repasses do PIS/PASEP. No entanto, muitos trabalhadores estão em dúvida sobre qual o ano se refere o pagamento desse abono.

Portanto, devido a pandemia da Covid-19, o pagamento do PIS/PASEP do ano base 2020, que seria pago em 2021, foi adiado, porque os recursos foram realocados pelo governo federal para o enfrentamento da doença. 

Assim, o pagamento referente ao ano-base 2020 foi pago em 2022. Dessa forma, o PIS/PASEP ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, será pago este ano a partir de fevereiro.

No entanto, isso significa, que para receber a quantia de até um salário mínimo, é preciso ter trabalhado pelo menos um mês em 2021.

Portanto, os repasses do PIS aos trabalhadores da iniciativa privada seguem conforme o mês de aniversário. Além disso, o saque fica disponível para todos até dia 28 de dezembro.

Nascimento emRecebe a partir do dia
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de fevereiro
Março15 de março
Abril15 de março
Maio17 de abril
Junho17 de abril
Julho15 de maio
Agosto15 de maio
Setembro15 de junho
Outubro15 de junho
Novembro17 de julho
Dezembro17 de julho

Por fim, os trabalhadores, sobretudo, do setor público recebem em um cronograma diferente e o pagamento é feito de acordo com o dígito final de sua inscrição do PASEP.

O pagamento do abono relativo ao PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Semelhantemente,o PASEP, deve ser depositado pelo Banco do Brasil.

A Caixa deposita os valores do PIS diretamente na conta corrente ou poupança do trabalhador, para quem é correntista do banco, ou na conta poupança digital, para as pessoas que não são clientes da Caixa.

Saque Aniversário do FGTS confirmado em 2023

Saque Aniversário do FGTS confirmado em 2023

MEIs devem regularizar suas dívida com o INSS

MEIs! regularizarem suas dívida com o INSS