no , ,

O que esperar da Commodities em 2023

Os principais tipos de commodities

O que esperar da Commodities em 2023
O que esperar da Commodities em 2023

 A tradução da palavra commodity significa mercadoria. Há alguns anos, utilizavam a palavra exatamente neste sentido, para se referir a mercadorias como um todo.

Porém, ao longo do tempo, o termo utilizado passou a referir-se a mercadorias de produtos básicos de matéria-prima.

A saber, a produtos elaborados em larga escala com características uniformes, que não apresentam diferença sobre quem os produziu ou onde.

No entanto, seus preços definem-se conforme a procura e oferta desses materiais que vão surgindo.

De forma geral, quando falamos sobre o que são commodities, podemos dizer que são matérias-primas utilizadas para a manufatura de outros produtos. Portanto, são itens fornecidos para as indústrias com foco na fabricação de produtos.

São exemplos: Insumos agrícolas, como milho e trigo, óleo e minerais como minério de ferro e petróleo são commodities.

Atualmente, as commodities têm as seguintes características:

  • Qualidade e traços uniformes de produção
  • Pouca industrialização
  • Alto nível de comercialização
  • Produtos de origem primária
  • Grande importância mundial
  • Ausência de diferenciação de marca

Os principais tipos de commodities

As categorias de commodities mais comuns são:

  • Commodities agrícolas — são bastante relevantes para a economia brasileira, pois são itens com alta demanda nacional e internacional, também produzidos em larga escala.
  •  Commodities minerais — estão entre as mais rentáveis e importantes para o mercado atual. Como o próprio nome sugere, elas estão relacionadas a bens minerais encontrados nos países, como: gás natural, etanol, petróleo e ouro.
  •  Commodities financeiras — representam os títulos emitidos pelo governo e moedas que são negociadas no mercado. Entre elas estão o euro, o dólar americano, o Real e títulos públicos do governo federal, como o Tesouro Direto e outros.

Quais as expectativas para as commodities em 2023

Ainda que, questões como a economia dos Estados Unidos e sanções à Rússia sejam importantes. Os olhos dos investidores de commodities estarão voltados a um outro grande tema em 2023: as dinâmicas econômicas da China.

 Principalmente, considerando o peso do gigante asiático na demanda por commodities. Esse, portanto, é o foco do mercado para tentar determinar o cenário para os materiais básicos neste ano.

Ao olhar especificamente para o petróleo e também as sanções que têm sido impostas à commodity russa por países do Ocidente, em retaliação à invasão na Ucrânia, como ponto de atenção.

No caso da celulose, que segue em patamares de preço muito elevados, existe um consenso no mercado de que haverá uma correção.em queda

Os principais fatores por trás da demanda por minério são a produção de aço na China, os níveis de estoque das siderúrgicas, que não dão sinais de diminuir.

QUEM DEVE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA?

Anderson Torres nos EUA

Bolsonaro não se reuniu com Anderson Torres nos EUA

Contribuição atrasada do INSS em 2023

Contribuição atrasada do INSS em 2023