no

O Salário-Maternidade em 2023

Regras para o recebimento do salário em 2023

O Salário-Maternidade em 2023
O Salário-Maternidade em 2023

O salário-maternidade é um benefício criado pensando em trazer amparo e um pouco mais de segurança para as famílias.

Mesmo sendo um direito garantido pela lei trabalhista, existem muitas dúvidas sobre o salário-maternidade. Suas regras, prazos, valores e garantias, principalmente depois da Reforma da Previdência.

Em 1994, quando foi criado no Brasil, somente mulheres grávidas ou mães de recém-nascidos tinham direito a esse benefício.

Em 2002, a lei que garante esse auxílio passou por uma transformação positiva, estendendo o direito do recebimento do valor para adotantes e homens. Esse, em alguns casos, somente.

Concedido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o salário-maternidade é um benefício que visa auxiliar financeiramente o período de licença maternidade.

VEJA COMO AUMENTAR O VALOR DA APOSENTADORIA

Regras para o recebimento do salário em 2023

As pessoas que fazem a contribuição de forma individual. Portanto, precisam estar em dia com o INSS, precisam obedecer a carência no prazo de 10 meses. Depois do prazo estabelecido, pode pedir o benefício.

As pessoas que também trabalham no regime CLT, ou seja, que são empregados com carteira assinada, precisam estar vinculado à empresa no momento do pedido do benefício.

Lembrando que:

  • MEI
  • Trabalhadoras rurais
  • Empregadas domésticas
  • Cônjuges quando há morte do segurado

Todos estes citados acima fazem parte do cartel de pessoas que recebem o auxílio.

Como solicitar o Salário-Maternidade?

Nos casos de adoção, independentemente do tipo, a solicitação do salário-maternidade tem que ser feita diretamente no INSS.

Para as  gestantes desempregadas, o processo é o mesmo. Dessa forma, elas  também devem solicitar o salário-maternidade diretamente no INSS.

As mulheres que trabalham registradas no modelo CLT. Estas devem, sobretudo, solicitar o benefício diretamente no RH da empresa em que trabalha.

As mulheres que forem seguradas especiais, como é o caso de trabalhadoras rurais, têm o direito de receber o salário-maternidade rural.

Para isso, elas precisam possuir uma carência. Para isto, número mínimo de contribuições mensais para que a mesma tenha direito ao benefício são de 10 meses para conseguir esse direito.

Qual o prazo de solicitação para esse benefício?

O benefício tem duração de 120 dias e a empregada gestante pode dar entrada no pedido do benefício desde 28 dias antes do parto ou a partir deste.

A Medida Provisória nº 871/2019 (DOU 18/01/19) estabeleceu prazo decadencial de 180 dias para solicitar o benefício do salário-maternidade.

Por fim, este que é devido à pessoa que se afasta de sua atividade por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Portanto, após esse prazo, o benefício não será mais devido, salvo motivo de força maior ou de caso fortuito que tenha impedido o requerimento do benefício no prazo.

Com isso, bom mesmo é ficar de olho no seus direitos, sobretudo, nos prazos para que não perca este maravilhoso benefício.

BOLSONARO SE PRONUNCIA CONTRA VANDALISMOS

mudanças na regra da aposentadoria Confira

Mudanças na regra da aposentadoria Confira

dinheiro esquecido em bancos vai ser sacado?

Dinheiro esquecido em bancos vai ser sacado?