no ,

Pagamentos do INSS: Confira as datas para aposentado e pensionistas

Pagamentos do INSS: Confira as datas

Pagamentos do INSS: Confira as datas
Pagamentos do INSS: Confira as datas

O salário mínimo sofreu um aumento de 8,9% neste ano, passando de R$1.212 para R$1.320. Eventualmente, esse reajuste também afetou outros benefícios, como os pagamentos do INSS para aposentadorias e pensões. Esses valores ajustados vão começar a ser pagos depois do dia 25.

A tabela do INSS para o ano de 2023 já foi divulgada e entrará em vigor no dia 25 de janeiro. A partir desse dia, os pagamentos para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) serão realizados de acordo com o novo valor do salário mínimo, que foi reajustado para o ano de 2023. O calendário completo de pagamentos pode ser consultado abaixo.

Quando começa os pagamentos do INSS?

Os depósitos dos beneficiários que recebem o salário mínimo serão realizados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os segurados com renda mensal acima do valor do salário mínimo terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

Calendário de pagamentos do INSS em 2023 — Foto: INSS

Dessa forma, para verificar a data de crédito de seus pagamentos do INSS, basta verificar o número final do seu cartão de benefício, ignorando o último dígito verificador que aparece depois do traço. Se você já recebeu seu benefício há algum tempo, basta seguir a data habitual de crédito. No total, mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem benefícios do INSS.

Pedidos de revisão do benefício

Nesse meio tempo, no dia 1º de janeiro, o Supremo Tribunal Federal decidiu por 6 votos a 5 que os segurados do INSS podem entrar na Justiça para solicitar o recálculo de seus pagamentos do INSS com base em todas as contribuições realizadas ao longo da vida. No entanto, o acórdão referente à decisão ainda não foi publicado e o INSS alertou que aguardará a publicação deste acórdão para definir os próximos passos a serem tomados pelos beneficiários. 

O INSS ressaltou que não entra em contato com os segurados através de telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais para oferecer serviços ou revisão de valores, e recomendou que os segurados não compartilhem seus dados pessoais, fotos de documentos ou senha de acesso ao Portal Gov.br caso sejam eventualmente constatados sobre a revisão da vida toda.

Também é notícia:

Novas regras para aposentadoria do INSS em 2023

Saiba como pedir aposentadoria pelo app Meu INSS

Margareth Menezes

Margareth Menezes Afirma: “Ministério está sem Dinheiro”!

Receba seus valores esquecidos no Banco

Receber valores esquecidos: Confira as datas para 2023