no , ,

Pensão por morte do INSS: veja quem recebe

Entenda aqui quais familiares podem receber a pensão por morte do INSS e caso necessário solicite o benefício.

Pensão por morte do INSS: veja quem recebe

Entenda aqui quais familiares podem receber a pensão por morte do INSS e caso necessário solicite o benefício.

O benefício por morte é um dos concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ou seja, quando um titular falece, seus dependentes passam a receber benefícios previdenciários. No entanto, uma das maiores preocupações com o valor é quem pode se beneficiar dele.

Quer saber quem possui direito de receber a pensão do INSS? Continue nos acompanhando para ver o que separamos especialmente para você!

Repasse para parente

Muitas dúvidas comuns são feitas, uma delas é se os irmãos de um titular falecido podem receber a pensão do INSS. Por exemplo, esta é a pergunta que se faz aos irmãos de um titular que faleceu.

Outros familiares também são contemplados pelos beneficiários, mas muitas pessoas não sabem se podem receber o benefício.

Apesar de raros, estão determinados pré-requisitos. Sendo assim, para que os familiares recebam a pensão do INSS, devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Primeiramente, não serem emancipados legalmente;
  • A princípio, ter menos de 21 anos;
  • Ademais, pessoas com deficiência;
  • Desse modo, devem comprovar dependência econômica com o falecido;
  • Por fim, não pode haver qualquer outro dependente que ocupe um lugar superior na ordem de prioridade definida pela Previdência Social

Nesta última categoria, pode-se apreciar a instabilidade de outros parentes que não cônjuges e filhos, além dessas pessoas físicas, não receberem pensões. No entanto, a Previdência Social tem prioridades no repasse do benefício.

Duração da pensão do INSS

Em última análise, se todos os requisitos descritos acima forem preenchidos e o beneficiário receber a pensão do INSS, o benefício será vitalício apenas se o cônjuge também tiver mais de 45 anos.

Isso garantirá que o INSS só pague a pensão ao dependente até que ele complete 21 anos ou se recupere de sua invalidez.

Em última análise, pais e irmãos só têm acesso ao benefício se não houver cônjuge ou filhos em primeiro lugar na lista. Ou seja, é algo incomum, embora não seja impossível.

Portanto, podemos identificar abaixo, como destacado:

  • Primeiro lugar: companheiro ou cônjuge e filhos não emancipados legalmente que sejam menores de 21 anos ou considerados inválidos;
  • Segundo lugar: pais;
  • Terceiro lugar: irmãos não emancipados menores de 21 anos ou considerados inválidos.

Gostou do nosso site? Continue nos acompanhando para mais informações à respeito da pensão do INSS e dos demais assuntos.

INSS; entenda como receber atrasados

INSS; entenda como receber atrasados

FGTS Futuro: já conhece essa NOVIDADE?

“FGTS Futuro”: já conhece essa NOVIDADE?