no

Procon-SP diz sobre preço de combustível reajustado

Caso o consumidor encontre algum posto de combustível praticando preço abusivo, ele deve denunciar o estabelecimento ao Procon-SP.

preço de combustível reajustado
preço de combustível reajustado

A partir de hoje, 5 de janeiro de 2023, o Procon-SP orienta os consumidores de São Paulo a serem cautelosos ao preço de combustível reajustado.

Isso porque, segundo o órgão, muitos estão praticando reajustes abusivos nos preços dos combustíveis.

Como por exemplo, gasolina e etanol, e aumentando o valor do litro em mais de 10%, o que é considerado ilegal.

O Procon-SP alerta que o reajuste abusivo nos preços dos combustíveis impede que os consumidores tenham acesso ao mercado de preços livremente, pois acaba impondo a eles preços maiores que os praticados pelo mercado.

Além disso, esse tipo de prática é considerada crime contra a ordem econômica, e ninguém deve tolerar.

Preço de combustível reajustado: Procon-SP disse sobre o assunto

Confira abaixo o que o Órgão afirmou:

“O órgão de defesa ressalta que a legislação, seja a Constituição Federal ou o Código de Defesa do Consumidor, não estabelece regra para controle de preços em tempos de normalidade e que a livre concorrência continua a ser o maior benefício que o cidadão possui contra a prática de aumentos”.

Diante disso, o Procon-SP recomenda que o consumidores verifiquem o preços dos combustíveis reajustados antes de abastecer.

O órgão informa que a pesquisa pode ser feita por meio de aplicativos ou sites de preços, os quais permitem que o consumidor compare os preços praticados em diversos postos de combustíveis.

Além disso, é possível consultar o Sistema de Informação de Preços de Combustíveis (SIPEC).

Nele é possível verificar os preços praticados em todos os postos de combustíveis do Estado de São Paulo.

Caso o consumidor encontre algum posto de combustível praticando preço abusivo, ele deve denunciar o estabelecimento ao Procon-SP.

A denúncia pode ser feita por meio do site do órgão, onde também é possível consultar informações sobre os direitos do consumidor.

Além disso, o Procon-SP alerta que os postos de combustível que praticarem preços abusivos poderão sofrer sanções administrativas e, em alguns casos, até penais.

É importante ressaltar que, mesmo que o consumidor abasteça em um posto que aplique preços abusivos, isso não o impede de fazer a denúncia posteriormente.

Portanto, o Procon-SP faz um alerta aos consumidores de São Paulo para que não abasteçam em postos de combustível que praticam preços abusivos, pois isso pode prejudicar diretamente o seu bolso.

O órgão orienta ainda que as denúncias sejam feitas para que os estabelecimentos não pratiquem mais esse tipo de prática.

preço de aluguel residencial

Preço de aluguel residencial tem alta de 8,25% em 2022

como consultar saldo do PIS/PASEP

Saiba como consultar saldo do PIS/PASEP e veja quando receberá