no ,

Prova de vida 2023 agora é responsabilidade do INSS: entenda

A partir do primeiro mês de 2023, não é mais responsabilidade do beneficiário realizar a prova de vida do INSS. Entenda sobre essa mudança.

Prova de vida agora é responsabilidade do INSS

A partir do primeiro mês de 2023, não é mais responsabilidade do beneficiário realizar a prova de vida 2023 do INSS. Ou seja, torna-se obrigação do Instituto Nacional do Seguro Social verificar se o segurado está vivo. 

A prova de vida mudou?

Em janeiro de 2023 começa a valer a nova regra sobre a prova de vida 2023. Atualmente, o INSS analisa a regulamentação que entrará em vigor. Com ela, o cidadão não necessita ir até o local para realizar a verificação.

A norma apresentará a maneira com que o instituto lidará com a situação e como cruzará os dados. Além disso, dirá quais os passos a pessoa deve seguir no caso da verificação não ocorrer de maneira automática. 

Pode ocorrer bloqueio do recurso?

De acordo com o INSS, os recursos não serão bloqueados devido à falta de prova de vida 2023, ao menos por enquanto.

Mesmo que não haja a obrigação por parte do beneficiário, ainda é possível realizar a verificação. Em suma, a ação é possível através do contato com agência da rede bancária ou com o aplicativo “Meu INSS”. Ao acessar o app ou ligar para o número 135, o indivíduo pode confirmar a data de sua última prova de vida 2023.

Vale ressaltar que a pessoa não deve ir até uma agência do INSS realizar a verificação. 

Mudanças sobre a prova de vida 2023

Em 2022 algumas mudanças já eram previstas, José Carlos Oliveira, o presidente do INSS disse que busca entregar às pessoas os seus direitos. Além disso, reforça suas obrigações e afirma que utilizará bases de informações advindas de outros setores de atualização de documentos para conseguir realizar a prova de vida 2023. 

Os dados utilizados serão os extratos bancários, comprovação do CadÚnico, comprovantes de vacinação, utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), realização de empréstimos consignados, participação nas eleições, carteira de motorista, entre outros. 

Oliveira explica que essa é uma ação historicamente importante. Anteriormente, o beneficiário tinha que comparecer no local, muitas vezes com dificuldades físicas. Logo, buscar maneiras que facilitem essa atividade, de forma que a pessoa consiga realizar sua prova de vida 2023 sem ter que enfrentar problemas, permanecendo em casa e confortável. 

Além disso, o presidente lembra que essa mudança beneficia a todos, tendo em vista que evita que que o recurso seja proporcionado a quem não tem realmente o direito. Em outras palavras, os cidadãos do país são favorecidos, assim como o próprio INSS e também o Governo Federal.

vantagens de cartões de crédito sem anuidade?

Vantagens de cartões de crédito sem anuidade?

IPVA 2023; confira as datas para pagamento

IPVA 2023; confira as datas para pagamento