no , ,

Mudanças na Prova de Vida afetam você?

Agora podem valer como Prova de Vida: quando o beneficiário toma alguma vacina no SUS, renova a carteira de habilitação, vota nas eleições ou ainda quando realiza a declaração do imposto de renda.

Mudanças na Prova de Vida afetam você?
Mudanças na Prova de Vida afetam você?

As novas regras da Prova de Vida mexem com 17 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria, pensão ou benefícios por incapacidade.

No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta semana, novos protocolos e, a partir de agora, é a instituição que buscará identificar quais beneficiários estão vivos.

Aliás, segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, este sistema de busca ativa por parte do INSS é mais justo.

Como o INSS fará a Prova de Vida?

Para descobrir quais beneficiários continuam vivos, o INSS passará a cruzar dados de diferentes bancos associados ao governo.

Por exemplo, quando o beneficiário tomar alguma vacina no Sistema Único de Saúde (SUS), renovar a carteira de habilitação, votar nas eleições ou ainda realizar a declaração do imposto de renda.

Assim, quando o INSS recebe a informação de que o usuário realizou alguma dessas atividades, esta será considerada um indicativo de vida do beneficiário que servirá para compor um “pacote de informações” sobre a pessoa.

Dessa forma, quando o total de ações ao longo do ano registradas nas bases de dados parceiras for suficiente, o sistema considerará a prova de vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo.

O que acontece se o INSS não fizer a Prova de Vida?

Para confirmar se a pessoa está viva, o INSS terá 10 meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para reunir informações sobre ele advindas de diferentes sistemas e bancos de dados.

Nesse sentido, caso a identificação não seja feita nesse período, o indivíduo será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone (Central 135) e pelos bancos.

Portanto, neste contato, será solicitado que atualize as suas informações em até 60 dias.

Quais dados o INSS utilizará como comprovação?

Para validar a Prova de Vida, o INSS poderá confrontar as seguinte informações obtidas dos órgãos parceiros:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso;
  • Contratação de empréstimo consignado, com reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial nas Agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras, como em caso de perícia médica;
  • Vacinação;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito e de segurança pública;
  • Atualizações no CADÚNICO;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
perca do benefício no INSS? Saiba mais sobre

Posso perder o benefício do INSS? Saiba mais sobre

Prova de Vida: NOVIDADES assustam segurados

Prova de Vida: NOVIDADES assustam segurados