no ,

Prova de vida do INSS: perder benefício?

O INSS confirmou a prova de vida para 2023. No entanto, o INSS precisará fazer alguns ajustes no procedimento antes de implementá-lo.

Prova de vida do INSS: perder benefício?

O INSS ou o Instituto Nacional do Seguro Social confirmou a prova de vida para 2023. No entanto, o INSS precisará fazer alguns ajustes no procedimento antes de implementá-lo. A partir de agora, o INSS ficará encarregado de realizar as verificações.

A Administração da Segurança Social tem atualmente um projeto de regulamento em andamento sobre o processo de prova de vida. Espera-se que isso seja concluído em breve, para que sua publicação possa ser empurrada por um órgão oficial. Atualmente, as pessoas não precisam sair de casa para realizar esse processo – embora isso esteja sujeito a mudanças.

A partir de um banco de dados do governo federal, está prevista para sair a nova versão da prova de vida da Previdência Social.

Prova de vida do INSS: perder benefício?

Para tanto, o Instituto Nacional do Seguro Social utiliza as informações disponíveis em cada banco de dados do governo até que seja possível a análise. Alguns exemplos desses dados são:

  • Entrar no app Meu INSS com o selo ouro ou outros apps e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Pegar empréstimo consignado, criado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial em agência do INSS, ou por identificação biométrica em entidade ou agência conveniada;
  • Perícia médica via telemedicina ou presencial, na rede pública de saúde ou conveniada; Vacinação;
  • Cadastrar-se ou recadastrar-se em órgão de trânsito ou de segurança pública;
  • Atualizações em um único cadastro, somente se feitas pelo líder do grupo;
    votar nas eleições;
  • Emitir/renovar documentos como passaportes, bilhetes de identidade, cartas de condução, autorizações de trabalho, serviço militar ou outros documentos oficiais que exijam a presença física ou identificação biométrica do utilizador;
  • Recibos de pagamento de benefícios com identificação biométrica;
  • Declaração do Imposto de Renda como titular ou dependente.

O que altera na prova de vida do INSS em 2023?

Já existe uma realidade automática de Prova de Vida. O Governo Federal criou a “Prova Automática de Vida do INSS” em 2022. Essa nova forma de comprovação possibilitará que pensionistas e aposentados do INSS realizem o procedimento em casa sem sair de casa. Todo aposentado que recebe benefícios da Previdência Social precisa passar pela Prova de Vida. Até a criação de um sistema automático em 2020, esse processo exigia a assinatura dos beneficiários em uma agência do INSS.

O INSS busca simplificar a vida dos pensionistas e aposentados por meio da verificação automática do processo de Prova de Vida. Isso ocorre por meio de dados compartilhados entre a Administração da Seguridade Social e outros bancos de dados federais. Anteriormente, os beneficiários tinham que se deslocar aos escritórios do INSS para comprovar que ainda viviam.

O procedimento automático verifica mecanicamente os dados de um beneficiário e confirma que ele ainda está vivo. Isso também finaliza os testes que provam que o beneficiário está vivo e que as informações inseridas são precisas. Esse processo beneficia não apenas os aposentados, mas também o INSS, que ganha mais mobilidade na hora de comprovar segurado.

Ao fornecer benefícios de Prova de Vida a todos os beneficiários, o INSS torna os procedimentos de aposentadoria mais convenientes e seguros. Isso ocorre porque os destinatários não precisam se deslocar até um local do INSS para coletar seu comprovante – ele é fornecido automaticamente por meio do Prova Automática de Vida do INSS.

pedido de aposentadoria em até 30 dias? Confira

Pedido de aposentadoria em até 30 dias? Confira

NUBANK: cartão adicional aumenta o seu limite?

NUBANK: cartão adicional aumenta o seu limite?