no ,

Real Digital; confira como será aplicado

Confira como será implementado o Real Digital.

Real Digital; confira como vai será aplicado

Muitos brasileiros podem não ter vivenciado o processo de implantação do Real Digital em seu país. Para quem não estava vivo ou não prestou atenção às notícias, vamos relembrar as causas que levaram à criação e implementação desta moeda no nosso país.

Anteriormente, a moeda do Cruzeiro Real era predominante no Brasil. No entanto, em tempos de alta inflação no país, o governo federal do Brasil decidiu introduzir uma nova moeda nacionalmente. O Plano Real iniciado durante a gestão de Itamar Franco como líder do país em 1994, com Fernando Henrique Cardoso (FHC) servindo como ministro da Fazenda do país na época.

Desde implantado, o Real passou por inúmeras alterações e frequentes variações de seu valor nas bolsas internacionais. Recentemente, anunciada a possibilidade de lançar uma nova modalidade de utilização da moeda brasileira. Descubra o propósito do Real Digital.

Sistema Financeiro

Muitas pessoas já devem saber que o Banco Central do Brasil é a principal autoridade monetária do país. Uma organização autônoma do governo do Brasil, esta entidade tem jurisdição sobre questões monetárias como crédito, moeda e o Tesouro Brasileiro. Com isso, o Banco Central tem a capacidade de decidir sobre qualquer um desses cenários em relação à nossa economia.

Como resultado, na semana passada, durante uma conferência internacional sobre bancos e finanças, a BTG Pactual CEO Conference 2023, o Banco Central anunciou planos para uma nova abordagem ao Real.

O presidente da instituição, Roberto Campos, disse que esse novo método se chamaria Real Digital. Como o próprio nome indica, o Real Digital será uma moeda totalmente digital utilizada como moeda nacional.

Vantagens da implementação do Real Digital

De acordo com a declaração do presidente Roberto Campos, a primeira coisa a observar sobre o Real Digital é que ele não é uma criptomoeda. Para quem não está familiarizado com o conceito, criptomoedas são moedas digitais que são trocadas por meio de criptografia, essas tecnologias validam a autenticidade da moeda.

Por isso, Roberto Campos participou da coletiva afirmando que a Real Digital não terá associação com criptomoedas. Na realidade, essa moeda servirá apenas como contrapartida digital legítima do Banco Central.

Por fim, a partir daí, o Real Digital será distribuído aos cidadãos brasileiros por meio de instituições financeiras correntistas dos clientes. Além disso, os brasileiros que não possuem conta em bancos terão a moeda digital armazenada em suas carteiras digitais.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse assunto e dos demais relacionados.

CNH suspensa por dívida; confira o caso

CNH suspensa por dívida; confira

Fim do pagamento do Auxílio Brasil e Vale-Gás?

Fim do pagamento do Auxílio Brasil e Vale-Gás? Descubra agora