no , ,

Revisão da vida inteira pelo INSS preocupa especialistas

O STF aprovou a revisão da vida inteira pelo INSS. Descubra se haverá um aumento do valor do benefício para os segurados e como solicitá-lo.

Revisão da vida inteira pelo INSS preocupa especialistas

Por ordem do STF, Supremo Tribunal Federal, foi aprovada a revisão da vida inteira pelo INSS, Instituto Nacional do Seguro Social. Dessa forma, acredita-se que haverá um aumento do valor do benefício para os segurados. Entretanto, alguns pontos dessa novidade preocupam os especialistas.

Fique por dentro dos detalhes e evite possíveis prejuízos.

Revisão da vida inteira pelo INSS

Uma novidade no aplicativo Meu INSS intrigou muitas pessoas. Primeiramente, pelo fato dos indivíduos não esperarem um recurso como esse liberado de maneira simples, visto que o STF definiu meios judiciais como forma de solicitar a análise. 

Muitas pessoas estão impacientes para recorrer à revisão da vida inteira, pensando na questão financeira, mas sem pensar nas dificuldades. No entanto, deve-se analisar as circunstâncias e o processo com o apoio de um profissional na área de direito previdenciário. Nesse sentido, pode-se sondar as melhores soluções para cada perfil. 

O que é esse recurso?

Esse recurso, conhecido como revisão da vida inteira, trata-se de uma investigação acerca da trajetória do usuário, de forma que todos os períodos de contribuição sejam incluídos no cálculo da aposentadoria pelo INSS. É um dos modelos mais populares entre os beneficiários.  

A justiça liberou esse método de análise, que permite que profissionais com grandes salários antes de 1994 consigam o benefício. Outros também podem pedir a revisão da vida inteira pelo INSS, tanto aqueles que deram início a sua contribuição depois desse ano, quanto os que sofreram um corte de salário.  

Antes da Reforma da Previdência entrar em vigor em novembro de 2019, a revisão só poderia ser utilizada no setor da aposentadoria após o mês de julho de 94, quando teve início o Plano Real.

Quem pode solicitar a revisão da vida inteira  pelo INSS?

Concede-se o direito a qualquer pessoa amparada por algum desses benefícios a partir de 1999.  

  • Aposentadoria por tempo de contribuição, idade, especial e invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;

Essa possibilidade agrada muitas pessoas, no entanto, vale ressaltar a importância da consulta com um profissional do meio. Além disso, algumas exigências são necessárias para que o cidadão consiga entrar com o documento judicialmente e entender os possíveis prejuízos.

  • Analisar o resultado dos cálculos para ver se a revisão da vida inteira trará benefícios para a categoria em que o indivíduo está;
  • Procurar um advogado capaz de compreender e indicar a melhor opção;
  • Entender a situação e a possibilidade de não conseguir, visto que não é um processo ganho.
seguro desemprego e as novas regras

Seguro desemprego e as novas regras!

fala de Lula sobre o exército irrita bolsonaristas?

Fala de Lula sobre o exército irrita bolsonaristas?