no

O que é a Revisão da Vida Toda do INSS? Quem Tem Direito?

A revisão do INSS pode dar mais benefícios a diversos brasileiros que estão aposentados. 

revisão para vida toda do INSS
revisão para vida toda do INSS

O artigo de hoje visa te informar o que é a revisão da vida toda do INSS e mostrar quem tem direito!

Antes de tudo, tenha em mente que esse programa pode ser vantajoso para você como pode não ser.

O que é a revisão da vida toda do INSS?

A revisão da vida toda do INSS tem o objetivo de adicionar períodos que você contribuiu no cálculo da sua aposentadoria. Com isso, você pode ganhar mais!

A aposentadoria só passou a ser calculada com os 80% maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994, já no plano real. 

A nova regra presente na Reforma da Presidência faz o cálculo total das contribuições feitas ao INSS a partir de julho de 1994, também.

Na época, o cálculo de todas as contribuições anteriores a 1994 foram excluídas, prejudicando quem ganhava bem antes de 1994 e ganha menos ou não contribui para o INSS após 1994.

A solicitação pode ser feita por segurados que recebem ou receberam benefícios previdenciários calculados baseando-se no art. 3º da Lei 9.876/99.

Ainda, é preciso das contribuições anteriores a julho de 1994.

O principal foco precisa estar nos associados que fizeram as maiores contribuições anteriores a este ano citado anteriormente.

Pois se a barreira inicial do período base de cálculo (PBC) fosse quebrada em julho de 1994, as contribuições médias (salário de benefício) seriam maiores do que se apurados de acordo com a regra geral.

  • As aposentadorias podem ser calculadas pela Revisão da Vida Toda, conforme CE 103/2019 mudou as regras de cálculo anteriores;
  • A data de início do benefício (DIB) deve ser igual ou superior a 29 de novembro de 1999, data em que entra em vigor da lei 9.876/99;
  • primeiramente, Somente cálculos que tenham salários de contribuição anteriores a julho de 1994 podem ser feitos vitalícios.

É importante ressaltar que os cálculos mostram que a menor parte dos beneficiários vai ter um benefício financeiro ao calcular a revisão para vida toda.

Isso ocorre porque os trabalhadores, geralmente, se desenvolvem e ganham mais à medida que suas carreiras se desenvolvem.

Quem tem direito de solicitar este benefício do INSS?

A Revisão da Vida Toda do INSS visa justamente o cálculo dos salários de contribuição dos primeiros anos de vida profissional, o que contraria a lógica da evolução profissional e salarial.

No entanto, são muitos os casos de vantagens na revisão de contribuições que foram significativas anteriores a julho de 1994.

Confira os benefícios que podem receber:

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria por Idade;
  • Auxílio Acidente;
  • Auxílio-Doença;
  • Aposentadoria Especial;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Pensão por Morte;
  • Salário Maternidade.

Por fim, a revisão do INSS pode dar mais benefícios a diversos brasileiros que estão aposentados. 

Entretanto, antes mesmo de solicitar um pedido de revisão na justiça federal é necessário fazer o cálculo para saber se será vantajoso para você.

aliás Encontre um especialista que entenda do assunto para dar início ao seu processo e lutar pelo seu direito!

Já que o STF votou e aprovou a revisão para vida toda do INSS, por 6 votos a favor e 5 contra, aproveite para entrar com uma ação em concordância com seu advogado previdenciário!

Os 3 investimentos mais seguros de 2023

Investimentos mais seguros para 2023

Governo Trágico

Governo Trágico? Vale a pena Vale a pena investir no Brasil em 2023?