no

Rotativo do cartão de crédito: bancos dão alerta

Rotativo do cartão de crédito: bancos dão alerta importante acerca da taxa de inadimplência que está alta no mercado!

Rotativo do cartão de crédito: bancos dão alerta
Rotativo do cartão de crédito: bancos dão alerta

Rotativo de cartão de crédito é uma opção de pagamento que permite que o usuário da cartão faça compras sem pagar o valor total da fatura no final do mês. Em vez disso, ele pode escolher pagar uma parcela mínima da dívida, geralmente entre 2% e 5% do valor total da fatura, e deixar o restante para ser pago posteriormente. Isso geralmente é mais caro do que pagar a fatura completa, pois o cartão de crédito cobra juros sobre o valor restante.

É importante que o usuário saiba que usar o rotativo do cartão de crédito frequentemente pode resultar em uma dívida crescente e altos juros, e pode ser difícil de pagar. Recomenda-se usar esse recurso somente em situações de emergência e pagar a dívida o mais rápido possível. Além disso, é importante sempre manter o orçamento financeiro em dia, para evitar o endividamento.

Alerta dos bancos sobre o rotativo de cartão de crédito

Os brasileiros não estão arcando com as suas responsabilidades no que diz respeito ao pagamento do rotativo dos cartões de crédito — com inadimplência de 44% nas linhas rotativas de cartão de crédito. Isso leva os maiores bancos do país a cortar crédito aos mais pobres e coloca em xeque as promessas das fintechs de servir aos desbancarizados.

“O cenário de curto prazo é bem ruim”, disse Rafael Furlan, sócio-fundador da Norte Asset Management em São Paulo, em entrevista. “Não apenas a qualidade dos ativos deve continuar piorando. Mas os bancos estão pisando no freio e devem ter uma expansão de crédito mais lenta”, disse Furlan. Ele mantém sua exposição aos bancos locais abaixo dos índices de referência.

Entenda como funciona o rotativo

O rotativo de cartão de crédito funciona de forma que o usuário tem a opção de não pagar o valor total da fatura no final do mês e sim somente uma parte, a parcela mínima. Isso permite que o usuário possa fazer compras e usar o cartão de crédito, sem precisar pagar tudo de uma só vez.

Ao escolher essa opção, o usuário recebe a cobrança de juros sobre o valor restante da fatura, cujo valor tem a base na taxa de juros do cartão de crédito. Essa taxa de juros pode variar de acordo com o banco ou empresa emissora do cartão, e pode ser diária, mensal ou anual.

É importante notar que, se o usuário não pagar a parcela mínima, ele pode ser penalizado com cobranças extras, como multas e juros moratórios. Além disso, se o usuário não pagar a dívida total, pode ser incluído em listas de inadimplentes. Isso pode prejudicar o seu score de crédito e dificultar futuros empréstimos ou financiamentos.

Por isso, é importante usar o rotativo de cartão de crédito com moderação. É recomendado pagar a fatura completa, se possível, para evitar juros e manter o controle financeiro.

Daniel Alves e suposto assédio sexual Confira

Daniel Alves e suposto assédio sexual Confira

13º salário: 10 verdades sobre o benefício!

13º salário: 10 verdades sobre o benefício!