O Governo Federal autorizou a realização de um Concurso Público que oferecerá um total de 520 vagas abrangendo cargos de nível Médio e Superior de escolaridade em diversos ministérios. A autorização foi concedida por meio da Portaria 5.759 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Vagas disponíveis
Dentre as 520 vagas, 370 delas são destinadas ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Desse modo, as vagas restantes são distribuídas da seguinte forma:
- 60 vagas para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
- 60 vagas para o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
- 30 vagas para o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Lançamento do edital
O prazo para o lançamento do edital é de 6 meses a partir da autorização, e os exames do processo seletivo devem ocorrer dois meses após a divulgação do edital. Portanto os detalhes sobre os cargos disponíveis podem ser encontrados no portal do Governo Federal.
Além desse concurso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também autorizou a realização de outros processos seletivos para órgãos do Governo Federal. Portanto, ao todo, são 450 vagas, sendo 400 delas destinadas à Advocacia-Geral da União (AGU) e 50 para o Ministério da Cultura (MinC).
Essas autorizações fazem parte de uma série de processos seletivos anunciados pelo Governo Federal para repor o funcionalismo público. Sendo assim, desde o início do ano, já foram autorizadas ou abertas mais de 23 mil vagas para servidores no país.
O governo alega que, entre 2018 e 2023, houve uma redução de 75,6 mil vagas no funcionalismo público. Portanto, esses concursos visam preencher algumas dessas vagas em diversos órgãos do governo.
Além disso, há o Concurso Nacional Unificado (CNU), no qual 19 órgãos confirmaram adesão, totalizando 6.010 vagas confirmadas em diferentes áreas e ministérios.