no , ,

Agora Terá Que Pagar Para Acessar o Minha Casa Minha Vida?

As medidas postas pelos parlamentares na MP foram apresentadas detalhadamente ao Ministério de Minas e Energia por meio da Aneel.

pmcmv terá que pagar agora?entenda
pmcmv terá que pagar agora?entenda

As recentes medidas aprovadas pelo Congresso em relação ao setor energético têm gerado preocupações quanto a um possível aumento nos custos para os consumidores brasileiros, contradizendo o discurso de redução na conta de luz. Essas medidas, incluídas por meio de emendas na Medida Provisória (MP), tratam do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Nova proposta para o programa habitacional

Uma das principais preocupações está relacionada à instalação obrigatória de painéis solares no programa habitacional. Além disso, há pontos que geram preocupação, como a compra compulsória dos excedentes de energia elétrica gerados pelos consumidores por parte das distribuidoras. Também preocupa a redução mínima de 50% no custo de disponibilidade para os consumidores do Cadastro Único (CadÚnico). Outra questão é a dispensa de licitação para órgãos públicos adquirirem o excedente de energia de unidades consumidoras dos programas do governo.

Vale lembrar que não é a primeira vez que medidas parlamentares geram preocupação em relação aos custos para os consumidores de energia. Isso ocorreu durante a análise da MP que visava privatizar a Eletrobras, na qual foram incluídas propostas que impactaram o bolso dos consumidores.

Novas medidas do programa habitacional

As medidas incluídas pelos parlamentares na MP foram detalhadamente apresentadas ao Ministério de Minas e Energia por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Que analisou os impactos e sugeriu a exclusão de emendas.

A Aneel reconhece que a possibilidade de utilizar recursos do programa habitacional para instalação de painéis solares pode ser positiva para democratizar a geração de energia. Mas destaca que a medida cria subsídios cruzados no setor, sem estimar o impacto tarifário e financeiro.

Uma das questões mais polêmicas é a obrigação das distribuidoras de adquirirem os excedentes de energia dos usuários. Sobretudo, estabelecendo um valor fixo com base nos Valores Anuais de Referência. Porém, as distribuidoras já possuem energia excedente, o que significa que qualquer compra adicional de eletricidade precisará ser revendida pelo Preço de Liquidação de Diferenças. Cujo valor mínimo é significativamente inferior.

Essas propostas têm gerado preocupações no setor de energia, já que há o temor de que os chamados “jabutis” (emendas estranhas ao texto original) resultem em um aumento na conta de luz dos consumidores.

Portanto, é importante acompanhar as atualizações sobre as decisões parlamentares relacionadas ao programa habitacional do governo, a fim de compreender os impactos e os possíveis custos para os consumidores.

NOVO TRATAMENTO DENTÁRIO GRATUITO

Brasil SORRIDENTE Veja Como Tratar Seus Dentes de Forma GRATUITA

exame toxicológico será obrigatório?

Se NÃO Fizer Os Exames Toxicológicos Perderá a CNH Entenda