no , ,

AGU Pede Condenação De Presos Por Atos Golpistas E Ressarcimento Milionário

Confira a fortuna milionária na qual os condenados por atos golpistas no DF terão de pagar.

AGU Pede Condenação De Presos Por Atos Golpistas.
AGU Pede Condenação De Presos Por Atos Golpistas.

Em fevereiro, outro pedido havia sido protocolado para que financiadores também fossem condenados por danos ao patrimônio público


Recentemente, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou à Justiça Federal do Distrito Federal pedido de condenação definitiva de 40 pessoas presas em flagrante por participarem dos atos golpistas em no Congresso Nacional em 8 de janeiro.

Vale ressaltar que os suspeitos tiveram os bens bloqueados anteriormente, a pedido da AGU. Dessa forma, se o pedido for acolhido, a ação civil prevê a obrigação de ressarcimento de R$ 20,7 milhões aos cofres públicos.

Também vale lembrar que o valor se refere a prejuízos que STF, Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

A AGU também ingressou com outro pedido, para que a ação de bloqueio de bens também fosse convertida em ação civil pública. Também solicitou a condenação dos envolvidos. No entanto, o pedido ainda não foi analisado pelo Judiciário.

Ademais, também é apontado que, a petição também tratava como responsáveis pelo fretamento do transporte 54 pessoas, 3 empresas e um sindicato. Também apontou uma associação localizada na cidade de Cornélio Procópio (PR). Mais da metade dos envolvidos são moradores do Estado de São Paulo.

Em suma, a AGU defende a tese que todos os envolvidos nos atos golpistas – financiadores ou executores – devem responder solidariamente pelos danos causados, nos termos do Código Civil.

Como dito, os valores milionários dizem respeito aos prejuízos materiais que o STF, o Congresso e o Palácio do Planalto calcularam terem sofrido após a depredação.

Assim na demanda, a Advocacia-Geral da União diz que:

“Os réus participaram da materialização dos atos de invasão e depredação de prédios públicos federais, tanto que em meio a esses atos foram presos em flagrante como responsáveis pelos atos de vandalismo nas dependências dos prédios dos três Poderes da República e em face dos mesmos foi decretada prisão preventiva”. Em seguida, o órgão afirma que os presos participaram de maneira consciente de atos ilícitos e que resultaram a danos à “ordem democrática e à imagem brasileira”.

AGU.

Confira as demandas que a AGU demandou acerca dos golpistas

Destaca-se que a AGU já moveu 4 processos contra os suspeitos, defendendo, em juízo, que todos devem responder pelos danos causados no âmbito do Código Civil. São eles:

  • A primeira se trata de forma cautelar do bloqueio de bens de suspeitos de financiar o fretamento de ônibus para os atos. Após, foi solicitada a conversão em principal para pedir a condenação definitiva de 54 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato a ressarcir os cofres públicos.

A segunda se trata da obtenção de forma cautelar o bloqueio de bens de 40 pessoas presas em flagrante por participarem da invasão e depredação dos prédios.

Já a terceira é movida em face de outros 42 presos por participarem da invasão dos prédios e depredação; bloqueio de bens dos envolvidos foi determinado pela Justiça e, agora, a AGU pede a condenação definitiva a ressarcir os cofres públicos.

Por fim, a última se trata da proposta contra mais 42 detidos em flagrante durante os atos; bloqueio de bens já concedido pela Justiça.

Número De Trabalhadores Sem Carteira Assinada Atingir Recorde.

Entenda O Motivo Do Número De Trabalhadores Sem Carteira Assinada Atingir Recorde

Imposto Sob Exportações De Petróleo Está Gerando Questionamentos Na Justiça. Entenda.

Imposto Sob Exportações De Petróleo Está Gerando Questionamentos Na Justiça. Entenda