no

Aneel Emite Uma Notícia Inesperada Para Sua Conta de LUZ

Segundo o o diretor da Agência, a bandeira vigente há mais de 1 ano deverá permanecer até o fim de 2023.

ANEEL DIVULGA NOTÍCIA SURPREENDENTE
ANEEL DIVULGA NOTÍCIA SURPREENDENTE

O início de junho trouxe uma excelente notícia para todos os consumidores do país. Isso ocorreu porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a tarifa de energia elétrica permanecerá na bandeira verde. Consequentemente, neste mês, não haverá uma cobrança extra na conta de luz.

Em outras palavras, os clientes brasileiros não terão que pagar nenhum valor adicional pelo consumo de eletricidade em junho. É importante ressaltar que a bandeira verde está em vigor desde abril do ano passado, totalizando 14 meses consecutivos.

Bandeiras de energia elétrica

Para entender como as cores das bandeiras tarifárias são definidas, é necessário explicar o seu propósito. Essas bandeiras são um sistema que indica as condições de geração de energia e os níveis das reservas hidrelétricas no Brasil. Quanto mais favoráveis forem as condições de geração, menor ou inexistente será a cobrança tarifária extra.

O valor adicional na conta de energia elétrica é calculado com base no consumo de cada kWh, ou seja, kilowatt-hora. Tudo isso está relacionado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A seguir, veja os valores das bandeiras:

  • A bandeira verde não implica em cobrança adicional.
  • A bandeira amarela gera um acréscimo de 0,01 reais para cada kWh consumido.
  • A bandeira vermelha de patamar 1 resulta em um acréscimo de 0,03 reais por kWh consumido por hora.
  • A bandeira vermelha de patamar 2 aumenta o valor por kWh consumido em 0,09 reais.

Previsão da Aneel

Além disso, é importante mencionar as previsões da Aneel em relação às próximas cobranças na conta de luz.

De acordo com Hélvio Guerra, diretor da Agência, a bandeira que está em vigor há mais de um ano deverá ser mantida até o final de 2023 e possivelmente se estenderá ao longo do próximo ano. Guerra destaca que a situação das hidrelétricas no Brasil é favorável, com os reservatórios atingindo níveis bastante elevados.

No final de março, o diretor afirmou que está bastante familiarizado com esse cenário, o qual é favorável para este e o próximo ano. Ele acrescentou ainda que os reservatórios estão cheios e as chuvas continuam, proporcionando maior tranquilidade.

Conclusão

Portanto, junho será um mês de comemoração para os consumidores do país que consomem bastante energia elétrica. Isso se deve ao fato de que as chuvas continuam, mantendo os reservatórios cheios e a bandeira verde inalterada, o que isenta os brasileiros de cobranças extras.

Assim, tanto este ano quanto em 2024, conforme previsto pela Aneel, a tarifa da conta de luz permanecerá na bandeira verde. Isso é motivo de comemoração principalmente para os proprietários de estabelecimentos comerciais, que precisam manter suas máquinas ligadas durante todo o dia, resultando em um consumo elevado.

Além disso, os brasileiros em geral se beneficiam, pois têm menos gastos durante o mês, o que pode ser utilizado para outras finalidades.

famílias podem perder o benefício?

APROVADA! Novas Regras Do Bolsa Família

clientes se assustam com a decisão do banco

NUBANK Toma Decisão Assustadora Veja