no ,

Anúncio do novo presidente interino do INSS anima setor

Cargo desocupado que gerou problemas em muitos setores do Instituto. Descubra quem é o novo presidente interino do INSS.

Anúncio do novo presidente interino do INSS anima setor

Recentemente, um cargo desocupado no Instituto Nacional de Seguro Social, no Brasil, gerou problemas em muitos setores. No entanto, finalmente houve o anúncio do novo presidente interino do INSS

Anúncio do novo presidente interino do INSS

A indicação veio do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Além disso, Rui Costa, ministro da Casa Civil, anunciou Glauco André Fonseca Wamburg como o representante tão esperado para esse cargo. 

Larissa Andrade Mora é quem preenchia a vaga. Portanto, passou por uma destituição que deu fim ao seu trabalho iniciado em janeiro de 2023. 

Diversos problemas apareceram durante o último governo, muitos deles ainda aguardam solução. São exemplos disso as demoras nas filas e averiguação das solicitações, assim como os cortes. Com a chegada do presidente, os beneficiários esperam uma resposta sobre o contexto atual e aguardam melhorias. 

Quem é o novo presidente?

Glauco André Fonseca Wamburg é o novo presidente interino do INSS. Glauco agiu como assessor parlamentar do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ). Ademais, trata-se de um político amigável ao Partido Social Democrático (PSD). Também é próximo de indivíduos do PTB, por exemplo, o ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcus Vinicius Neskau, ex-presidente do partido, mencionado em questões de corrupção da Fundação Leão XIII.

No ano de 2020, o novo presidente interino do INSS participou da seleção para a vaga de vereador do Rio de Janeiro. No entanto, não atingiu sua meta para o cargo. Além disso, também foi responsável pela Fundação Leão XIII, grupo de assistência social conectada à administração do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que a Fundação social citada passou por investigações relacionadas à corrupção. Entre as acusações está a de funcionários fantasmas, que se ausentam do local e continuam recebendo seus salários, e também de problemas com a gestão. As denúncias ainda estão sendo analisadas. 

Esperança de diminuição das filas depois do anúncio do novo presidente interino do INSS

O INSS é conhecido por suas grandes filas de espera. No entanto, a análise de solicitações vem demorando cada vez mais. Estima-se que mais de 6,5 milhões de cidadãos aguardam por respostas de seus pedidos. Outro ponto que assusta os cidadãos e que sofreu aumento foi o de pedidos negados, passando de 1,2 milhão no final de 2019 para 2,2 milhões em 2022. 

De acordo com os servidores da instituição, o problema está relacionado com a situação da gestão, além do número reduzido de pessoas nas equipes e de falhas na infraestrutura dos serviços.  

Bolsonaro; aliado revela plano de atos em Brasília

Bolsonaro; aliado revela plano de atos em Brasília

Contribuição para MEI aumenta e assusta contribuintes

Contribuição para MEI aumenta e assusta contribuintes