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Aposentado Dado Como “Morto” Pelo INSS Coloca Caixão Em Agência De Piracicaba, São Paulo

Em caso curioso, um aposentado indignado com a demora em restabelecer seu benefício, coloca um caixão em frente a uma agência INSS, em São Paulo.

Dado Como "Morto" Pelo INSS Coloca Caixão Em Agência De Piracicaba
Dado Como "Morto" Pelo INSS Coloca Caixão Em Agência De Piracicaba.

Em forma de protesto pela falta de pagamento da aposentadoria há mais de7 meses, um morador de Piracicaba (SP) colocou um caixão na porta do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O idoso relata que está tentando provar que está vivo continuar a receber o benefício.

Nesta semana (2), o aposentado Ricardo Santana de Arruda Leme, em protesto, colocou o caixão vazio na porta da agência de Piracicaba. O mesmo retrata que está com dificuldade para conseguir provar que está vivo.

“Eles alegam que eu estou falecido, que eu estou em óbito”, lamentou indignado.

Também, Ricardo conta que mesmo com poucas economias, contratou um advogado para efetuar todo o procedimento a fim de retomar o benefício. Porém, o INSS deu um prazo de 85 dias para retornar com a solução.

“Faz 7 meses que eu não recebo. Não é justo, eu acho que eu não mereço isso. Eu trabalhei direitinho minha vida toda”, argumentou.

Ademais, conforme Ricardo, o contratempo começou quando um criminoso falsificou seu documento em outro estado, e realmente faleceu.

Portanto, quando o idoso se aposentou, há cerca de 7 anos e meio, o problema já havia ocorrido, mas na ocasião ele conseguiu provar que estava vivo. Porém, o mesmo empecilho volta a ocorrer, bloqueando seu benefício.

Colocar o caixão no local foi a forma que Ricardo encontrou de chamar atenção para a situação. “Porque tem mais gente nessa situação.”, disseram outros aposentados que estavam acompanhando o protesto.

O protesto valeu a pena; INSS atende ao pedido de aposentado


Neste sentido, após duas horas de protesto em frente da agência, o aposentado do INSS conseguiu atingir o objetivo: recebera do Instituto um documento informando que voltaria a receber o benefício.

“Estou muito aliviado. Acho que a gente deve correr atrás daquilo que tem direito. Fui muito bem atendido”, comemorou.

Vale destacar que, a reportagem entrou em contato com o INSS para saber o porquê da demora em retomar o benefício.

Querendo se manifestar apenas em nota, o Instituto informou que recebeu uma comunicação da Controladoria Geral da União acerca da suspeita de óbito referente ao beneficiário Ricardo Santana de Arruda Leme, bem como iniciou um processo para verificação do caso.

“O senhor Ricardo foi notificado pelo INSS a agendar atendimento para fazer a comprovação de vida presencialmente em uma agência”, diz trecho da nota. Segundo o INSS, ele não respondeu à convocação e por isso o instituto suspendeu o benefício.

“Depois disso, o senhor Ricardo protocolou recurso, encaminhado para a Junta de Recursos. O senhor Ricardo foi atendido na Agência do INSS em Piracicaba na manhã de hoje e fez a prova de vida o que possibilitou a reativação da sua aposentadoria”, finaliza a nota.

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