no ,

Aposentadorias Do INSS Com Novas Regras Para Trabalhadores

Entenda como se darão as novas regras. Confira!

Aposentadorias Do INSS Com Novas Regras Para Trabalhadores.
Aposentadorias Do INSS Com Novas Regras Para Trabalhadores.

Vale lembrar que começa o novo pagamento acima do salário mínimo em março para o INSS. Entenda.

Se observa que, as mudanças nos benefícios do INSS geraram grande impacto na vida de milhares de segurados. Assim, em especial, no caso daqueles que desejam requerer a aposentadoria em breve.

Sendo assim, vale lembrar que o ponto negativo em vigor desde novembro de 2019, foi deixar a aposentadoria dos trabalhadores mais distante. Tudo isso à medida que novos critérios foram estabelecidos pela chamada Emenda Constitucional (EC) 103.

Ademais, entre as alterações promovidas, cabe salientar o aumento da idade mínima necessária para se aposentar, no caso das mulheres. Também, há a ampliação do tempo de contribuição exigido para os homens, assim como a criação de regras de transição para quem já estava no mercado.

Neste diapasão, com a chegada de 2023, aumentará a dificuldade para quem deseja se aposentar. Portanto, algumas regras de transição vão ser alteradas, exigindo mais tempo de contribuição e/ou envelhecimento por parte do segurado.

INSS: Diferentes fórmulas. ENTENDA

Se ressalta que, as regras do sistema de pontos (em que se soma a idade e o tempo de contribuição do trabalhador ao INSS para conceder o benefício) quanto as regras da idade mínima progressiva (que vai crescendo a cada ano, até atingir um certo patamar) vão exigir que homens e mulheres recolham contribuições por mais tempo.

Neste sentido, corresponde a um ponto, ao mesmo tempo em que um ano de envelhecimento vale outro. Assim, pessoa ganha-se dois pontos por ano.

E referente ao sistema de pontos, a meta para o homem será de 100 pontos (em 2023), dos quais serão no mínimo 35 anos de contribuição e 65 anos de idade.

Por isso, é possível que o trabalhador tenha mais tempo de contribuição, o que vai amortizar a idade. Já a mulher precisará cumprir a meta de 90 pontos (no ano que vem), dos quais serão no mínimo 30 anos de contribuição (e o restante de idade).

Além do mais, no sistema de idade mínima progressiva, a lógica para o trabalhador se enquadrar no direito à aposentadoria é outra, lembra o advogado:

Por fim, a idade mínima exigida em 2023 para o homem será de 63 anos, com 35 anos de recolhimento.

Veja também:

Como acessar o Meu INSS pelo CPF?

Em suma, para consultar seus benefícios apenas com seu CPF, é só baixar o aplicativo do Meu INSS (Android ou iPhone) ou acessar o site. Após, faça os seguintes pontos: Clique em “Entrar com gov.br”; Faça login informando seu CPF e senha do Meu INSS (caso não tenha cadastro, veja o tópico “Como fazer cadastro”).

declaração do Imposto de Renda 2023

Declaração do Imposto de Renda 2023: FGTS tem que ser declarado? Descubra!

É Possível AUMENTAR Sua Aposentadoria Através Da Revisão INSS?

É Possível AUMENTAR Sua Aposentadoria Através Da Revisão INSS?