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AUXÍLIO-ACIDENTE do INSS: Quem possui DIREITO e COMO SOLICITAR?

O auxílio-acidente do INSS é concedido ao segurado que sofreu algum tipo de lesão ou doença que lhe impossibilite temporariamente de exercer sua atividade profissional.

Auxílio-Acidente
Auxílio-Acidente

O Auxílio-Acidente é uma ajuda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pessoas que sofreram um acidente de trabalho ou um acidente pessoal, como atropelamento, afogamento, queda, afogamento, entre outros.

O Auxílio-Acidente tem o objetivo de dar um suporte financeiro para a pessoa afetada durante o período de recuperação.

O benefício é destinado a trabalhadores que sofreram um acidente de trabalho ou um acidente pessoal não relacionado ao trabalho, como queda ou afogamento.

O auxílio-acidente do INSS é concedido ao segurado que sofreu algum tipo de lesão ou doença que lhe impossibilite temporariamente de exercer sua atividade profissional.

O trabalhador tem direito ao Auxílio-Acidente do INSS se preencher os seguintes requisitos:

  • Ser segurado do INSS, ou seja, estar cadastrado no órgão;
  • Ter sofrido um acidente de trabalho ou um acidente pessoal;
  • Apresentar documentação comprovando a lesão ou doença em perícia médica.

O auxílio-acidente é um benefício temporário que pode durar até 1 ano. Para ter direito ao benefício, o segurado precisa comprovar que está impossibilitado de trabalhar por causa de sua lesão ou doença, e que necessita de um auxílio para se recuperar.

Para solicitar o Auxílio-Acidente do INSS, o segurado deve comparecer ao órgão e apresentar a documentação necessária.

É importante lembrar que o Auxílio-Acidente não substitui o salário do trabalhador, mas sim, é uma ajuda para que ele suporte as despesas durante o período de recuperação.

Documentos necessários para solicitar Auxílio-Acidente?

A documentação necessária para solicitar o Auxílio-Acidente do INSS inclui:

  • Documento de identificação pessoal, como RG ou Carteira de Trabalho;
  • Laudo que comprove a lesão ou doença, como atestado médico, laudo pericial ou exame;
  • Documento que comprove o vínculo com a empresa, como Carteira de Trabalho, contrato de trabalho, recibos de pagamento, entre outros.

Após a apresentação da documentação necessária, o trabalhador deverá aguardar o resultado da análise do benefício.

O INSS pode conceder o benefício por até 1 ano, durante o qual o segurado tem direito a receber um valor mensal equivalente ao salário mínimo ou ao salário que o trabalhador recebia antes do acidente, o que for maior.

Auxílio-Acidente do INSS é um benefício importante que pode ajudar os trabalhadores que sofreram um acidente de trabalho a se recuperar e voltar ao trabalho.

Aliás, é importante lembrar que é preciso comprovar a lesão ou a doença para ter direito ao benefício, e que todos os documentos necessários devem ser entregues na hora da solicitação.

Com o Auxílio-Acidente, o trabalhador pode ter um suporte financeiro durante o período de recuperação, o que é essencial para que ele possa se recuperar e voltar ao trabalho.

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