no ,

Auxílio Brasil; não perca seu benefício; confira

Saiba aqui o motivo das famílias que recebem o Auxílio Brasil terem que comparecer em uma unidade de saúde.

Auxílio Brasil; não perca seu benefício; confira

Apesar da intenção do presidente Lula (PT) de relançar o Bolsa Família em 2023, a ajuda monetária ainda é o Auxílio Brasil. A legislação que criou o benefício foi aprovada em 2021 pelo ex-presidente Bolsonaro (PL). Na época, o governo federal encerrou os pagamentos do Bolsa Família. Ambos existem com o objetivo de atender às necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

Por meio dele, os beneficiários do Auxílio Brasil em um município devem comparecer a uma unidade de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a gestão municipal, esse procedimento é necessário para quem deseja continuar recebendo o benefício ainda este ano.

Continue lendo este artigo para saber quem deve se apresentar em uma unidade do SUS.

Motivo da apresentação dos beneficiários do Auxílio Brasil

Inicialmente, é fundamental explicar as regras de recebimento do Auxílio Brasil. Conforme mencionado anteriormente, em março deste ano, o governo federal pretende lançar uma nova versão do Bolsa Família. Normalmente, o programa mantém o mesmo objetivo, mas atinge públicos diferentes. No entanto, algumas alterações nas regras de concessão serão necessárias.

O ministro do Desenvolvimento Social e Insegurança Alimentar, Wellington Dias, disse que haveria uma verificação minunciosa. As reduções começarão em março e durarão até dezembro. Beneficiários individuais e aqueles que recebem mais do que a faixa de renda permitida podem ter seus benefícios reduzidos. Adicionalmente, Lula fez anúncios sobre as alterações. Essencialmente, os compromissos que os beneficiários fazem em relação à saúde e educação.

Conceitualmente, os requisitos ainda se aplicam no Auxílio Brasil. No entanto, o governo federal não protestou contra os indivíduos que o desrespeitaram. Agora, eles já começaram a avaliar se os contemplados atendem aos critérios.

Habitantes desta cidade devem comparecer

Dessa forma, a gestão da cidade de Bandeirantes, no Mato Grosso do Sul, está considerando se os beneficiários do Auxílio Brasil atendem aos requisitos. Eles devem ir à unidade de saúde mais perto para efetuar a verificação. A gestão municipal está notificando gestantes de 14 a 44 anos, bem como famílias com crianças de no máximo sete anos de idade. 

Portanto, estima-se que cerca de mil famílias são contempladas com o Auxílio Brasil na cidade. Veja quais são as condicionantes: 

  • Gestantes devem fazer acompanhamento médico pelo SUS;
  • Crianças com até sete anos de idade precisam estar com o calendário de vacinação em dia. Ou seja, tomar todas as vacinas oferecidas pelo SUS;
  • Por fim, adolescentes e crianças devem ter frequência escolar mínima de 75%. 

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

Calendário de pagamento Auxílio Brasil e INSS durante o Carnaval

Calendário de pagamento Auxílio Brasil e INSS durante o Carnaval

Enem e vestibulares: veja como se preparar para as provas

Enem e vestibulares: veja como se preparar para as provas