no ,

Auxílio-funeral; confira como solicitar

Saiba aqui como efetuar o processo de solicitação do auxílio-funeral para este ano de 2023.

Auxílio-funeral; confira como solicitar

A princípio, vale destacar que auxílio-funeral está chamando a atenção dos brasileiros, porém muitos não sabem efetuar o pedido do benefício.

Só quem já passou pela tristeza de perder um familiar sabe que a situação é mais complicada do que parece. Além disso, eles normalmente são responsáveis ​​por cobrir as despesas do funeral e do velório.

É por isso que famílias desfavorecidas financeiramente em algumas áreas dependem do chamado auxílio-funeral. Conheça as especificidades desse atendimento e como ele pode auxiliar em um momento difícil e naturalmente de muita dor.

Funcionamento do benefício

Em primeiro lugar, o principal ponto desse tipo de benefício é que ele não é acessível em todo o país.

O que isso implica? Que não existe nenhum programa em vigor que se destine especificamente à população em situação de extrema pobreza ou pobreza, ou que seja oferecido pelo governo federal.

No entanto, respire fundo: famílias de baixa renda e vulneráveis ​​podem acessar essa assistência regionalmente. Ou seja, os cidadãos que residem em determinadas cidades podem ter acesso ao auxílio-funeral, que cobrirá as despesas com o funeral de um amigo ou familiar falecido.

Em última instância, outra forma de auxílio semelhante é o auxílio-funeral de servidor. Porém, isso é diferente: é o benefício para quando um servidor público falece e sua família procura assistência.

Este auxílio destina-se ao familiar ou terceiro que custeou as despesas do funeral, seja profissionalmente ou aposentado. Nesse caso, o “dependente” pode receber do servidor o equivalente a um mês inteiro de salário.

Neste caso, todas as informações pertinentes estão disponíveis no site do site oficial. O site do gov.br traz, inclusive, um passo a passo detalhado para quem precisa solicitar esse tipo de compensação.

Solicitar o auxílio-funeral

Por exemplo, uma grande capital brasileira no norte do país presta essa ajuda por meio da assistência social no Centro de Referência Especializado em Atendimento (CREAS) ali localizado.

Em Porto Velho, as pessoas podem solicitar a habilitação 24 horas por dia, já que o CREAS tem essa funcionalidade.

Portanto, os documentos para solicitação do auxílio-funeral estão listados abaixo:

  • Identificação do requerente;
  • Certidão de óbito;
  • Identificação do falecido. 

Isso permite que familiares dependentes ou vulneráveis ​​solicitem assistência para concluir o procedimento.

O responsável pela organização do funeral que apresentou a documentação deve aguardar a avaliação técnica. Isso é feito rapidamente pela assistente social que verificará as informações e dados fornecidos.

Em Porto Velho/RO, isso é realizado no CREAS da Av. Pinheiro Machado, nº 1718. Quem for de outra região deve procurar um CREAS ou CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para saber se existe esse tipo de atendimento.

Processo seletivo para professor; confira como se candidatar

Processo seletivo para professor; confira como se candidatar

Auxílio Gás; confira como efetuar o saque do benefício

Auxílio Gás; confira como efetuar o saque do benefício