no ,

Auxílio Gás; benefício pode não ser repassado

Confira a possibilidade do Auxílio Gás não ser repassado em março.

Auxílio Gás; benefício pode não ser repassado

O Auxílio Gás é destinado às famílias brasileiras em situação de desvantagem social e com inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Por isso, trata-se de uma iniciativa social de nível federal.

No entanto, o governo pode ter políticas nos níveis federal, estadual e local. Como resultado, cerca de 426.000 famílias em São Paulo são beneficiárias do Bolsa Família e recebem R$ 112 do estado por causa desse auxílio. Como resultado, este é um programa social denominado Auxílio Gás patrocinado pelo estado.

Recentemente, circularam notícias de que o presidente Lula encerraria a assistência ao gás. No entanto, o programa fechado será composto pelo vale-compras do Bolsa do Povo, ao invés do Auxílio Gás. Ou seja, o boato de que Lula vai parar com o repasse do gás não é verdade.

Fim do Auxílio Gás?

Desde 2021, famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza recebem o auxílio gás. Como resultado do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, o valor do petróleo e do gás natural aumentou.

Como resultado, o botijão de gás de 13 kg na cozinha aumentou de valor para que as famílias em situação econômica desfavorecida quem não pudessem arcar com a despesa. Um estudo da Boomberg descobriu que o valor do gás natural aumentou entre 2021 e 2022.

Desde então, o valor do gás de cozinha diminuiu repetidamente. Em dezembro de 2022, a Petrobras anunciou uma redução de 9,8% no custo dos botijões de gás. Apesar do custo menor, muitas famílias ainda não podem pagar.

Adicionalmente, o valor do subsídio Auxílio Gás é reinvestido de dois em dois meses. Uma família grande, por exemplo, precisaria comprar o botijão de gás muito antes.

Vale Gás de São Paulo

Esses beneficiários receberam os valores referentes à primeira e segunda parcela de janeiro e fevereiro. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) confirmou que, em tese, o benefício só seria repassado até dezembro de 2022.

No entanto, a Seds pôde confirmar que o vale-gás fará parte de um novo benefício de assistência financeira que pagará o custo do gás. O programa está quase concluído. Até lá, as famílias cadastradas no CadÚnico podem solicitar o benefício Auxílio Gás.

Cadastro no benefício

Primeiramente, o indivíduo deve entender que para participar do Auxílio Gás, ele deve ter uma inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único. No entanto, apenas se cadastrar no sistema não é suficiente.

Além disso, embora o indivíduo tenha o cadastro, não é garantia de recebimento do auxílio. Ou seja, existem requisitos adicionais que os cidadãos devem cumprir para receber recursos do governo federal. Portanto, a inscrição no CadÚnico só vale como pré-requisito para o Auxílio Gás.

Em última análise, o Cadastro Único é o precursor do recebimento. Afinal, é o portal pelo qual os brasileiros podem acessar os programas sociais do Governo Federal.

Salário mínimo; confira o impacto do reajuste

Salário mínimo; confira o impacto do reajuste

Vale-gás; confira alerta para beneficiários

Vale-gás; confira o alerta para beneficiários